Transporte público de Natal - Arquivo/NOVO

Cotidiano

Mobilidade Licitação do transporte público de Natal deve ser lançada em outubro, prevê STTU

Para evitar novo fracasso na licitação, prefeitura estuda ampliar subsídio. Edital prevê espera média de 12 minutos nos pontos de ônibus e renovação da frota. Nova tarifa só será definida após a conclusão do processo.

por: NOVO Notícias

Publicado 23 de setembro de 2025 às 13:10

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) está trabalhando para lançar o edital de licitação do transporte público da capital até outubro. A informação foi confirmada pela secretária da pasta, Jódia Melo, que detalhou as últimas etapas para deflagrar o processo licitatório.

O edital está sendo elaborado com a consultoria da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP). A STTU e a consultoria estão tratando de todos os pontos levantados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), com foco especial no equilíbrio financeiro do sistema. “A prefeitura [de Natal] busca agora criar um modelo mais sustentável”, disse a secretária, em entrevista à rádio 98 FM.

O principal empecilho à licitação, segundo a secretária, é a questão financeira. Atualmente, Natal subsidia o sistema com 5% do valor. A tarifa técnica é de R$ 5,14, mas o usuário paga R$ 4,90. A diferença é coberta pelo município. Para que a nova licitação seja bem-sucedida, será necessário ampliar esse subsídio. Jódia Melo citou exemplos de outras cidades, como Brasília e Goiânia, que subsidiam 75% e 66% do sistema, respectivamente.

“A licitação tem dois objetivos centrais. O primeiro é garantir a segurança jurídica da operação, que funciona de forma precária há mais de 20 anos. O segundo, e principal para o usuário, é a melhoria na frequência dos ônibus. O edital foi calculado para que o tempo médio de espera nas paradas seja de 12 minutos, com um tempo máximo de 30 minutos nos pontos mais desfavoráveis”, detalhou a secretária.

No entanto, a secretária admitiu a possibilidade de um aumento do valor da tarifa, mas descartou que isso aconteça ainda em 2025. “A STTU estuda a possibilidade de manter a tarifa ou de haver um pequeno aumento, talvez para R$ 5,10”, disse. Os cálculos finais serão concluídos junto à ANTP em outubro, e qualquer mudança só ocorrerá após o início da operação do novo sistema, em 2026.

Após a contratação, as novas operadoras terão um prazo de seis meses para realizar a transição e começar a operar com 100% da capacidade. Esse período será fundamental para que as empresas realizem os investimentos exigidos na frota, que deverá ter uma idade média de seis anos e idade máxima de doze anos, uma renovação significativa em relação à frota atual, cuja idade média é de quase onze anos.

Tags