Os Jogos Escolares Municipais têm a finalidade de promover o congraçamento entre . os estudantes das escolas municipaisArte: Manoel Barbosa
A tradicional competição desportiva já tem data para acontecer. O calendário da 37ª edição dos Jogos Escolares Municipais (JEMs) realizado pela Prefeitura do Natal vai ocorrer de 24 de novembro a 07 de dezembro.
Os JEMs são o maior evento esportivo da Rede Municipal de Ensino, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) o cronograma vai ter o seguinte calendário: de 08 a 31/07 é o período destinado à adesão das escolas; já de 11/08 a 30/09 acontece às inscrições dos atletas; no dia 03 de novembro vai acontecer o congresso técnico; e de 04 a 09/11 o período de substituição de atleta.
Os Jogos Escolares Municipais têm a finalidade de promover o congraçamento entre os estudantes das escolas municipais, estimulando a prática esportiva, contribuindo desta forma para o desenvolvimento da cultura cidadã. A coordenação do JEMs é de responsabilidade técnica do Setor de Cultura, Eventos e Desporto, do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da SME-Natal.
De acordo com a coordenação dos JEMs, tem-se uma perspectiva de participação de 60 escolas de Ensino Fundamental, distribuídas em 19 modalidades, sendo 16 desportivas, 01 paralímpica e 02 festivais projetando assim a participação de mais de 500 equipes, totalizando aproximadamente cinco mil atletas. Desta forma, os JEMs resultam em um eficaz meio de integração e motivação pedagógica, colaborando de forma significativa para a formação do ser cidadão, ético, criativo, bem relacionado e proativo.
Os XXXVII JEMs serão realizados para os gêneros masculino e feminino, conforme as seguintes categorias: Pré-Mirim 1 (estudantes com idade até 9 anos); Pré-Mirim 2 (estudantes com idade até 11 anos); Mirim (estudantes com idade até 13 anos); Infantil (estudantes com idade até 15 anos) e Juvenil (estudantes com idade até 17 anos).
A novidade desta edição dos JEMs é a realização do 1º Festival de Esportes Adaptados com o objetivo de permitir que crianças e adolescentes, com e sem deficiência possam vivenciar modalidades paralímpicas de forma lúdica, sem caráter competitivo, além da continuidade do Festival de Dança.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias