João Fonseca em ação na estreia em Wimbledon | Foto: Divulgação/Wimbledon

Esporte

TÊNIS João Fonseca estreia como cabeça de chave em Wimbledon e vence ex-top 10 em sets diretos

Brasileiro estreia como cabeça de chave no Grand Slam britânico, domina experiente ex-top 10 e avança à segunda rodada sem perder set

por: NOVO Notícias

Publicado 29 de junho de 2026 às 15:00

O tenista brasileiro João Fonseca iniciou sua participação em Wimbledon, nesta segunda-feira (29), com vitória em sets diretos sobre o espanhol Roberto Bautista Agut, ex-número 9 do mundo, e garantiu vaga na segunda rodada do Grand Slam britânico. Foi a primeira vez que o brasileiro atuou como cabeça de chave no torneio e ele venceu por 3 sets a 0, em 2h28 de partida.

O resultado reforça o momento de evolução do tenista brasileiro, que vem acumulando campanhas de destaque em grandes torneios da temporada.

Em 2026, João já havia disputado o Australian Open e Roland Garros como cabeça de chave. Em Wimbledon, porém, foi a primeira experiência nessa condição.

Do outro lado, Bautista Agut chegou a ocupar o 9º lugar do ranking mundial em 2019 e já foi semifinalista de Wimbledon no mesmo ano, o que dá peso ao resultado obtido pelo brasileiro.

Na partida, Fonseca começou agressivo, explorando o saque e pressionando nos games iniciais. Ele chegou a quebrar o serviço do espanhol no terceiro game do primeiro set.

>> Receba notícias do em tempo real pelo WhatsApp

Bautista reagiu e chegou a equilibrar a parcial, mas o brasileiro levou a melhor no tie-break e abriu vantagem. Nos sets seguintes, manteve o controle dos momentos decisivos e fechou a partida sem perder sets.

Agora, João Fonseca aguarda o adversário da segunda rodada, que sairá do confronto entre o holandês Jesper De Jong, número 73 do mundo, e o australiano Rinky Hijikata, 82º do ranking.

Tags