Governadora do RN, Fátima Bezerra e Elbia Gannoum, Presidente da ABEEólica – Foto: Jeanderson Amorim

Com uma programação ampla, imersiva e com alto nível de conhecimento, o EVEx Brasil 2024 – Natal Energy Experience foi realizado nesta semana em Natal/RN com debates imprescindíveis em torno da temática central “Transição Energética Justa e Industrialização Verde: na rota ibero-latino-americana”. O evento aconteceu no SERHS Natal Grand Hotel & Resort e recebeu importantes agentes dos mercados do Brasil e Portugal, autoridades, representantes de vários setores de energia e da sociedade em geral.

No Brasil, este é um feito inédito e teve a capital do Rio Grande do Norte escolhida para ser a primeira parada da rota ibero-latino-americana da energia do EVEx Brasil 2024, por sua localização estratégica na região Nordeste do país, com abundância de recursos naturais e grande potencial para a transição energética. Vale ressaltar que o RN é um dos líderes na América Latina em geração de energias renováveis, principalmente eólica e solar. Além disso, conta com inúmeros projetos de hidrogênio verde e descarbonização, recebendo significativos investimentos e obtendo importantes avanços nos últimos anos.

O evento, em seu segundo dia (04 de julho) de realização, contou com a presença da Governadora do RN, Fátima Bezerra. Durante a passagem pelo encontro, a Governadora fez um breve resumo do mapa das energias renováveis do Estado. “O Brasil ocupa lugar de destaque no ranking mundial no quesito de produção de energias renováveis e quem puxa essa ‘locomotiva’ é a região Nordeste, que responde por mais de 85% da produção de energia renovável, sendo o RN, um grande destaque neste número. O nosso estado é líder na potência em operação, o que representa quase 32% de toda a geração de energia eólica no país. Temos mais de 300 parques eólicos espalhados por todo o estado. Inclusive, neste ano, estamos completando 10 anos do maior líder de produção de energia eólica a nível nacional. É nesse contexto que seguimos no trabalho junto às empresas, poder público e sociedade para avançarmos de forma justa e igualitária nessa transição e industrialização energética”, destaca Fátima Bezerra, Governadora do RN.

Na ocasião, a Governadora Fátima Bezerra foi homenageada com o Prêmio EVEx Brasil 2024 – Personalidade do Ano, em virtude do seu protagonismo político em prol da transição energética justa e verde. Recebeu o prêmio das mãos da Presidente da ABEEólica, Elbia Gannoum, que foi homenageada com esse prêmio na edição passada do EVEx, em Lisboa.

O Evex contou com uma ampla programação em torno da temática dividida em momentos como Energy Talks, Energy Expo/Business, Energy Masterclasses e Energy Academy. Estes conduzidos por mais de 50 especialistas renomados e importantes autoridades do Brasil e de Portugal no setor de energia.

A primeira edição do EVEx Brasil superou as expectativas da organização. “Surpreendeu bastante, tanto pelo nível das discussões que foram realizadas quanto pela importância e quantidade de entidades e organizações dos setores de energia participando, apoiando e patrocinando o evento. Fatores que legitimam a nossa iniciativa, o EVEx, no contexto ibero-latino-americano e nos fortalecer na continuidade na promoção de eventos como esse, verdadeiras plataformas de cooperação para acelerar a transição energética, a industrialização verde e todos os outros temas essenciais para o futuro da humanidade”, descreveu Caio Cavalcanti, presidente do EVEx. E finaliza, “Temos uma participação muito expressiva e que nos conduz sim para próximas edições no Brasil. Com esta edição, tenho certeza que vamos conseguir consolidar o EVEx Brasil na agenda de eventos do setor de energia do Brasil, de Portugal e de outros países presentes nesta edição e, claro, do Rio Grande do Norte”

Evento teve o patrocínio do Governo Federal, da Petrobras, de Itaipu Binacional, da ENBPar, do Ministério de Minas e Energia, do Banco do Nordeste, do Polo SEBRAE de Energias Renováveis, da ADENE – Agência para a Energia de Portugal, da CEMIG, do Governo do Estado de Minas Gerais, da (re)energisa, entre outras grandes empresas de energia e entidades do setor. Apoio estratégico do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Promoção e realização da EVEx – Energy Virtual Experience. A epbr é parceira de mídia do EVEx Brasil 2024 e realizará entrevistas ao vivo com os principais executivos e autoridades presentes no evento.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________