À mesa, ministro de Estado da Saúde, Marcelo Queiroga – Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Em reunião do Fórum dos Governadores com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, os chefes dos executivos cobraram do ministro a divulgação de um calendário detalhado e semanal de entregas de vacinas para que estados e municípios possam se planejar e evitar a descontinuidade de aplicação de doses.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, considera essa uma ação primordial para ajudar o Estado a cumprir a previsão de vacinar todos os potiguares acima de 18 anos até o mês de setembro. Ela conta que o Estado já tem a informação mensal, mas que a periodicidade semanal é a ideal para o cumprimento da agenda.

Os dados mensais apontam que o Rio Grande do Norte deve receber durante todo o mês de julho um total de 40 milhões de doses, e para agosto a previsão é de 60 milhões.

Antecipação da segunda dose

Outro ponto tratado pela governadora com o ministro Queiroga foi a antecipação da segunda dose e segundo a chefe do executivo estadual, o Ministério da Saúde deverá passar um posicionamento sobre o assunto aos estados em breve.

A antecipação de segundas doses está sendo determinada em alguns estados, como no Rio Grande do Sul, que justifica a decisão com o avanço da variante Delta e quantidade de doses de vacinas AstraZeneca reservadas para a segunda dose.

Além do RS, o Distrito Federal, o Rio de Janeiro, o Maranhão e Santa Catarina também adotaram a antecipação de segunda dose.