Governadora Fátima Bezerra – Foto: Reprodução/Redes Sociais

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que irá ampliar o funcionamento das atividades escolares e religiosas, liberar a prática de esportes coletivos e o acesso à parques, além de suspender a “lei seca”, que restringe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais.

O anúncio foi feito pelas redes sociais da chefe do Executivo do Rio Grande do norte, na tarde desta terça-feira (11). As mudanças deverão ser oficializadas, na quinta-feira (13), com a publicação de um novo decreto de combate à pandemia de Covid-19. O atual documento com medidas restritivas tem validade até a quarta-feira (12).

Leia também:
RN deve receber mais de 69 mil doses da Coronavac nos próximos dias
Governo do RN se reúne com empresários e entidades para discutir novo decreto restritivo

A petista anunciou ainda que o toque de recolher será mantido das 22h até às 5h do dia seguinte. Pelo Twitter, Fátima afirmou que levou em consideração a “a realidade socioeconômica” e o “quadro epidemiológico que ainda inspira muitos cuidados”.

Segundo o presidente da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio), Marcelo Queiroz, comentou o novo decreto do Governo do Estado.

“Os avanços que o Decreto traz são de grande importância para começarmos a recuperar um segmento do nosso turismo que está enfrentando a maior crise de sua história. A liberação da venda de bebidas alcóolicas e a flexibilização do funcionamento de bares e restaurantes aos domingos são passos muito relevantes. O Sistema Fecomércio irá agora, junto com demais federações e entidades do setor produtivo, trabalhar na montagem de um plano de retomada específico para os segmentos de eventos e casas de recepção e, também, em um programa de conscientização dos empreendedores e dos clientes de bares e restaurantes para que a retomada permitida agora se dê com toda a responsabilidade que a pandemia ainda nos impõe. Afinal, os avanços precisam ser firmes e irreversíveis, o que só será possível com o comprometimento de todos nós com os protocolos e a biossegurança”, disse.

A taxa de ocupação de leitos de UTI em todo o estado está em 94,3%, índice que está acima de 80% desde 18 de fevereiro. O quadro da pandemia no Rio Grande do Norte aponta ainda que 57 pessoas estão na fila por um leito crítico para tratamento da doença, até esta terça. Os dados são da plataforma Regula RN, mantida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) e Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).

“É fundamental o engajamento e o cumprimento responsável dos protocolos sanitários por parte de toda a sociedade; dos empresários e trabalhadores; Prefeituras e demais Poderes; e de você, cidadão e cidadã, para que não tenhamos retrocessos e avancemos no combate à pandemia”, disse a governadora.