Silvinei Vasques foi detido no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, durante tentativa de fuga do Brasil.. | Foto: TV Senado
Silvinei Vasques, condenado a 24 anos e seis meses por participação em tentativa de golpe de Estado, foi detido com passaporte falso ao tentar embarcar para El Salvador. Ele havia rompido a tornozeleira eletrônica.
Publicado 26 de dezembro de 2025 às 12:45
O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi preso na madrugada desta sexta-feira (26) no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, no Paraguai. A prisão ocorreu enquanto ele tentava embarcar para El Salvador com um passaporte paraguaio falso. Silvinei deixou Santa Catarina, onde residia, em carro particular, após romper a tornozeleira eletrônica que monitorava sua liberdade provisória. Ele atravessou o Paraná antes de chegar ao país vizinho.
Na semana passada, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Silvinei a 24 anos e seis meses de prisão pela participação em uma tentativa de golpe de Estado durante o segundo turno das eleições de 2022. Ele ainda pode recorrer da decisão, por isso aguardava em liberdade.
De acordo com o STF, Silvinei teria coordenado ações da PRF para impedir que eleitores considerados desfavoráveis ao então candidato Jair Bolsonaro (PL) chegassem às seções de votação. Depoimentos de testemunhas apontam que ele teria dito que “era hora de a PRF tomar um lado”.
O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, também citou a inércia da PRF durante os bloqueios de rodovias feitos por caminhoneiros após as eleições, prejudicando o transporte de alimentos, medicamentos e outros produtos essenciais. Segundo Moraes, a ação do ex-diretor só foi revertida mediante determinação direta do STF.
A detenção de Silvinei foi realizada por agentes paraguaios, que identificaram o uso de documento falso no aeroporto. Ele permanece sob custódia das autoridades do Paraguai, à espera de medidas de extradição ou transferência ao Brasil.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias