Os Estados Unidos anunciaram que irão classificar o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas estrangeiras, dentro de uma estratégia de combate ao crime organizado internacional. | Foto: Arquivo

Mundo

Internacional EUA classificam PCC e CV como organizações terroristas e anunciam sanções financeiras

Decisão do governo dos Estados Unidos prevê restrições financeiras e internacionais contra as duas maiores facções criminosas do Brasil

por: NOVO Notícias

Publicado 28 de maio de 2026 às 19:24

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (28) que irá classificar as facções brasileiras Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho como organizações terroristas estrangeiras. A medida faz parte de uma estratégia de endurecimento contra o crime organizado internacional e prevê a aplicação de sanções financeiras e restrições globais.

Segundo o governo norte-americano, a decisão amplia o poder de bloqueio de ativos, restrição de circulação e cooperação internacional contra grupos ligados ao narcotráfico.

A medida integra a política do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que vem defendendo ações mais duras contra organizações criminosas transnacionais.

>> Receba notícias do NOVO em tempo real pelo WhatsApp

Com a classificação, PCC e CV passam a ser enquadrados em um regime mais rígido de monitoramento e sanções em território internacional, o que pode afetar operações financeiras e rotas de tráfico.

A decisão ainda deve detalhar, nos próximos comunicados, como será aplicada a execução das sanções e cooperação com outros países.

Tags