Italo Ferreira
Italo Ferreira vence a primeria bateria do surf na Olimpíada de Tóquio – Foto: Reprodução/Twitter/JogosOlimpicos

O surfista potiguar Italo Ferreira entrou no mar da Terra do Sol Nascente no início da noite deste sábado, manhã lá no Japão, e já mostrou a qualidade que o campeão mundial de surfe precisa ter para trazer o primeiro ouro olímpico da história do Rio Grande do Norte.

Na primeira bateria olímpica do esporte, Italo competiu contra o argentino Leandro Usuna, o italiano Leonardo Fioravanti e o japonês Hiroto Ohhara. O dono da casa foi o que apresentou mais resistência ao campeão mundial, chegando a liderar a bateria em alguns momentos. Contudo, o talento e a experiência de Italo Ferreira se sobressaíram, e no fim ele garantiu a primeira posição e a classificação para o round 3, equivalente à fase oitavas de final.

O surfista potiguar avançou com nota 12.90, deixando o anfitrião em segundo na segunda colocação da bateria, com 11.40, suficiente para garantir um lugar nas oitavas. Leonardo Fioravanti (ITA) e Leandro Usuna (ARG) terminaram na terceira e quarta colocação, com 9.43 e 8.27 respectivamente, e disputarão ainda a repescagem.

Italo Ferreira volta ao mar para competir na próxima fase já na noite deste domingo, manhã no Japão. A partir desse round as baterias serão disputadas apenas por dois competidores. Ainda hoje conheceremos o próximo adversário do potiguar.