O edital de licitação para a duplicação da BR-304, rodovia que corta o Rio Grande do Norte de leste a oeste, deve ser publicado na próxima sexta-feira (17). A obra, uma das mais aguardadas do estado, terá um investimento de quase R$ 1 bilhão em sua primeira fase.
Esta etapa inicial contemplará a duplicação de aproximadamente 100 quilômetros da rodovia, no trecho entre Mossoró e Assu. A previsão é que as obras comecem ainda neste ano, com um prazo de conclusão estimado entre um ano e meio e dois anos.
A duplicação da BR-304 é considerada um projeto estratégico para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Além do impacto no desenvolvimento, a obra também trará mais segurança para os motoristas que utilizam a estrada para se deslocar entre Natal e outras cidades potiguares. Em 2024, a rodovia foi a que registrou mais mortes de trânsito.
Em todas as rodovias federais que cortam o estado, foram registrados 1.606 acidentes em 2024. Esse total gerou 118 mortes. Desse número de óbitos, 24,6% foram em acidentes na BR-304, o que equivale a quase 30 mortes.
A BR-304 também se destacou na quantidade de acidentes, sendo a 2ª com mais registros. Do total de 1.606 colisões, 23% foram na rodovia, o que equivale a cerca de 370 acidentes. A BR-101 foi a que mais registrou ocorrências do tipo, com 41,3%, o que equivale a aproximadamente 663 acidentes.
A duplicação da BR-304 será realizada em lotes. Os dois primeiros trechos serão o Lote 1, que conecta os municípios de Mossoró e Açu (57,6 km); e o Lote 2, que liga o entroncamento da BR-226, na Reta Tabajara, em Macaíba, até o município de Riachuelo (38,1 km).
A BR-304 já tem dois trechos parcialmente duplicados: o de Parnamirim até Macaíba, em fase de construção de obras complementares (viadutos e pontes); e a Reta Tabajara, que começa na área urbana de Macaíba e vai até o viaduto de interligação com a BR-226, que leva ao Seridó. Esse trecho também está inconcluso na área urbana de Macaíba.
De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho, “o lançamento do edital de licitação permitirá a contratação de uma empresa para o início da duplicação da BR-304, obra importantíssima para o Rio Grande do Norte”.
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Fabrício Galvão, lembrou que o cronograma levará em conta os períodos chuvosos na região e as dificuldades de construção de uma obra desse porte. “Isso é necessário para que não seja apenas uma duplicação, mas uma obra que conecte os municípios e integre o Rio Grande do Norte a toda a região Nordeste”, afirmou.
Na sexta-feira, quando o DNIT oficializou o aviso de licitação da BR-304, a governadora Fátima Bezerra celebrou o avanço. “É um passo muito importante, que dá início à concretização de um sonho. Sonho que é de todos. Que venham as obras para dar mais segurança a quem trafega pela BR-304 e melhores condições para gerar desenvolvimento econômico e social”, afirmou.
A duplicação da BR-304 é uma das obras prioritárias da atual gestão e foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do governo federal. Além da BR-304, o Governo do Estado tem negociado outras ações visando à melhoria da infraestrutura local.
Entre as ações está a federalização de trechos de rodovias estaduais que vão compor a futura BR-104. A rodovia se estenderá de Macau até a divisa do Rio Grande do Norte e passará pelos outros estados até Maceió (AL), tornando-se um importante trecho regional.
Dentro do Rio Grande do Norte, os trechos que precisam ser federalizados estão nas rodovias RN-118, RN-263, RN-104, RN-042 e RN-023. Esses trechos, somados, resultam em mais de 130 km que serão federalizados.
Ao todo, a futura BR-104 terá 672 km de extensão, ligando quatro estados. De acordo com o secretário Gustavo Coelho, falta apenas uma nota técnica do DNIT para finalizar o processo burocrático e iniciar a federalização e a posterior manutenção desses trechos.
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