A draga responsável pelo serviço de engorda da Praia de Ponta Negra chegou a Natal nesta quinta-feira (29). A embarcação atracou no Terminal Portuário da capital. A expectativa é de que o serviço de aterramento da praia comece ainda nesta semana.
A chegada do equipamento acontece após a liberação da Licença de Instalação e Operação (LIO) para o início dos serviços pelo Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
A engorda se trata de um aterro que será colocado ao longo de 4 quilômetros na enseada de Ponta Negra. O objetivo final é de que a faixa de areia nas praias de Ponta Negra e Via Costeira seja alargada para até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta.
Na última semana, o Idema reemitiu a licença de instalação e operação para o início da obra de engorda. A licença é válida até 23 de julho de 2034. A questão foi solucionada depois que a Prefeitura de Natal atendeu às exigências do órgão e pediu a prorrogação do prazo para finalizar os trabalhos.
O projeto prevê o uso de cerca de 1,1 milhão de metros cúbicos de areia, que será distribuída ao longo da praia com o auxílio de uma draga de sucção, em segmentos de 200 metros. A iniciativa visa ampliar a faixa de areia para até 100 metros durante a maré baixa e 50 metros na maré alta.