Você instalou o APP do seu banco no seu celular, protegeu o acesso a ele com a sua digital e as transações com uma senha de 4 dígitos e acha que isso já protege o seu dinheiro?

Estamos permanentemente sob espreita de estelionatários e golpistas, num nível muito maior do que você imagina. Roubo de celulares, invasão de domicílios a ponta de pistola e centenas de golpes digitais são aperfeiçoados a cada instante. O dinheiro virtual é lindo, mas tem uma grande desvantagem:

Você pode perder tudo numa tacada só.

Só no Brasil, são aplicados 208 estelionatos por hora, segundo as denúncias feitas em 2022. Imagine quantos não são denunciados por medo ou vergonha. Deve ser pelo menos o dobro disso.

Para ilustrar a situação vou lembrar de dois casos reais que foram famosos no seu momento:

O golpe digital:

O usuário de Twitter MaFalDiNha postou em janeiro deste ano um vídeo mostrando o celular da mãe dele alterando o valor e o destinatário na hora de enviar um PIX. (Cabe esclarecer que o Nubank não tem culpa nenhuma nisso, continue lendo para entender.

Este golpe, que é uma evolução do chamado “Golpe da Mão Fantasma”, é comumente aplicado pela instalação de algum aplicativo por parte do usuário. Na maioria das vezes, esses aplicativos são jogos, aplicativos que prometem ganhar uma renda mensal sem fazer nada, falsas promoções de lojas conhecidas, etc. (Todo dia inventam uma nova maracutaia.)

Como o APP se instala pela Google Play, os usuários leigos não desconfiam. No entanto, todos eles têm um comportamento similar depois de serem instalados: quando você abre pela primeira vez, aparece uma mensagem dizendo que precisa fazer atualizações e pede autorização para isso. Ao dizer que sim, é aí que o APP baixa o código malicioso e infecta o celular.

A partir daí, tudo pode acontecer: ler as suas senhas, alterar o seu PIX, roubar a sua conta de WhatsApp, de Instagram, de Facebook, fazer envios em massa como se fosse você, etc.

O golpe físico:

O outro é o caso de Fernanda, uma administradora que teve seu iPhone roubado na Av. Paulista. Ela tentou de imediato cancelar o acesso às suas contas bancárias e redes sociais, tomando emprestado o aparelho de um amigo, mas não conseguiu porque as mensagens para confirmar as operações foram enviadas para o celular que havia sido roubado. Com isso, só foi possível mudar as senhas do banco no dia seguinte. Uma semana depois, Fernanda recebeu um SMS do Bradesco pedindo para ela avaliar o processo para contratação de crédito pessoal. Descobriu que tinham feito dois empréstimos, no valor total de R$ 17.500, poucas horas após o celular ter sido subtraído e antes que ela pudesse completar o processo para a operadora e bloquear o aparelho.

No Rio Grande do Norte, aproximadamente 20.000 celulares são roubados a cada ano, (se você achou que era muito, em São Paulo são 350.00 e se agora achou que era pouco, na Paraíba são menos de 5.000 no mesmo período).

Como se proteger?

Sabendo que a cada momento surgem novas modalidades e os argumentos de enganação são cada vez mais refinados, a regra de ouro é: DESCONFIE ATÉ MESMO DE SUA PRÓPRIA SOMBRA.

Para evitar o roubo digital:

  • Não clique em promoções de anúncios de empresas desconhecidas (e, se forem de empresas conhecidas, não compre pelo link; digite o nome da loja e acesse pelo navegador você mesmo).
  • Nunca forneça números que chegam ao seu celular por SMS ou WhatsApp a ninguém.
  • Não faça o download de documentos que chegam por e-mail para pagamento de boletos, etc. Acesse sempre o aplicativo ou o site da empresa e baixe seu próprio boleto para pagamento.
  • Nenhum aplicativo da loja oficial do Google pede autorização para realizar atualizações. Portanto, desinstale imediatamente qualquer aplicativo que solicite permissão para fazer isso.
  • Não instale jogos que prometem recompensas, aplicativos de apostas, de sites de conteúdo adulto, de relacionamento, etc., que estejam cheios de anúncios. Em geral, esses anúncios estão repletos de armadilhas e representam uma porta de entrada para códigos maliciosos em seu aparelho.

Mitigar os efeitos do roubo físico:

  • Se possível, compre um celular simples para deixar em casa e instale nele apenas os aplicativos bancários e financeiros. Isso pode evitar dores de cabeça enormes se houver poupanças no banco ou contas com acesso a empréstimos e cheque especial.
  • Nesse “celular para finanças” instale um novo chip com um número especial só para ele, após validado o número nos bancos e apps financeiros retire o chip e use ele no wi-fi da sua casa. (Se por acaso ele for levado você terá o chip no seu poder para fazer o bloqueio dos APPs imediatamente).
  • Deixe em seu celular de uso diário uma conta bancária digital, como Nubank, Inter, PicPay, etc., com algum dinheiro apenas para mobilidade e emergências. Isso pode ser útil caso um ladrão exija a senha do banco ou faça algum pix, evitando situações mais arriscadas.
  • Apesar de ser conveniente, evite utilizar a impressão digital para desbloquear. Use sempre um código ou padrão que você possa fornecer ao assaltante, permitindo que ele vá embora com seu celular operante e desbloqueado. Depois disso, ele não poderá causar muitos danos financeiros a você com esse celular do dia a dia.
  • Bloqueie o chip o mais rápido possível na operadora para que não possa receber mais SMS nesse número cadastrado.
  • Não instale aplicativos de compras e, se o fizer, não salve nenhum cartão de crédito neles para evitar compras não autorizadas em seu nome.
  • Não vincule seu e-mail de recuperação de conta cadastrado no Instagram e Facebook ao celular de uso diário. Dessa forma, suas contas não podem ser roubadas, e caso ocorra, você poderá recuperá-las.

A vida moderna tem seu lado bom, e com um pouco de atenção e cuidado, é possível evitar grande parte das armadilhas. Lembre-se sempre de que todos os dias há centenas de pessoas procurando maneiras fáceis de obter seu “suado dindin”.

#APPdaSemana:

Zap Sem Contato – Apps no Google Play

Esta semana a minha recomendação vai para o ZAP SEM CONTATO, este simples APP te permite enviar um WhatsApp a qualquer pessoa sem ter que salvar o contato dele na agenda primeiro, só digitar o número de telefone que queres enviar o WhatsApp e pronto, ele abre o app já com a caixa de conversa para você mandar um oi, na sequência se desejar você pode salvar o número ou simplesmente deixar por isso mesmo.

#TRENDS:

Marketineiramente chamado de iPhone Killer, a empresa Humane está trazendo o Ai PIN, uma espécie botão para roupa assistente inteligente. Veja no vídeo e tire suas conclusões, será realmente uma ameaça para a empresa de Cupertino?


DO THE EVOLUTION – Inovação, tecnologia e humanidade.

Coluna semanal para o Novo Notícias escrita por Enrique Robledo https://www.instagram.com/enriquerobledo

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________