Daniela Freire, jornalista
Participação fundamental
O “maior São João de Natal” está acontecendo com o apoio financeiro do Governo Lula. A verba federal para o evento na capital potiguar foi na casa dos milhões. O Governo Fátima Bezerra também tem participação no evento, com investimentos na área da segurança. Com isso, a gestão Paulinho Freire está considerando o São João deste ano “o maior de todos os tempos”. Mas isso não é mérito apenas da gestão do Executivo natalense e é preciso ser dito.
Tamanho
O tamanho do São João de Natal se deve muito ao investimento do Governo Lula, através do Ministério do Turismo. Segundo declarou à imprensa a secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, inicialmente, pelo menos R$ 2 milhões foram repassados a Natal pelo governo federal. O apoio financeiro da gestão Lula para o São João de Natal inclui ainda uma parceria do Ministério do Turismo com a TV Brasil, que lançou o projeto Arraiá Brasil, que adicionou à grade de programação da emissora transmissões ao vivo e reportagens especiais sobre os principais arraiais do país, incluindo o RN. Esta parceria integra as ações do programa “Conheça o Brasil Junino”, desenvolvido pelo MTur para divulgar mais os festejos e os destinos que se destacam nesse período. Vale lembrar que o ministro do Turismo, Celso Sabino, é do União Brasil, partido do prefeito do Natal, Paulinho Freire.
Mal educado
Da passagem de Jair Bolsonaro no RN, no final da semana passada, para fazer campanha para o senador Rogério Marinho, ficou a falta de educação do ex-presidente com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, ao circular pelo Mossoró Cidade Junina, festa do momento no RN. Bolsonaro ignorou solenemente Allyson, que manteve-se de pé na saída do veículo bolsonarista, aguardando que fosse percebido. Mesmo com os avisos dos aliados do prefeito, o carro com o ex-presidente seguiu em frente.
Comparação inevitável
Logo, percebeu-se a diferença entre os comportamentos de Lula e de Bolsonaro em suas passagens por Mossoró. Um foi educado, o outro, não. Um se comportou como um líder político, o outro, não. Um agiu de forma institucional, o outro de forma politiqueira. Quando Lula veio ao RN para inaugurar a Barragem de Oiticica e passou por Mossoró sua equipe organizou uma recepção com o prefeito Allyson Bezerra no aeroporto, com direito a fotos e sorrisos e com a presença da governadora Fátima Bezerra.
Propaganda
Mas por falar no Mossoró Cidade Junina e no prefeito Allyson, que exemplo de uso de dinheiro público para fazer propaganda pessoal, hein?! O Blog do Barreto, de Mossoró, apontou levantamento com imagens mostrando as atrações mais importantes do evento promovendo de forma deliberada e pessoal o chefe do executivo local.
Apoio à Palestina
A UFRN lançou, na última quinta-feira (12), o Comitê Pró Palestina, em apoio aos palestinos que estão sendo dizimados, massacrados, criancas, adultos e idosos, por Israel. O ato ocorreu no Auditório B – CCHLA.
Apoio ao genocídio
Falando no massacre dos palestinos em Gaza, vale ressaltar mais uma vez que tem gabinete na Câmara Municipal de Natal que apoia o governo sionista de Benjamin Netanyahu, autor do genocídio assistido ao vivo pelo mundo. Está na porta do gabinete da vereadora Camila Araújo a bandeira de Israel.
Turismo de guerra
Aliás, inacreditável a ida de comitiva brasileira, composta por representantes dos municípios, como secretários e vice-prefeitos (as), para Israel em meio ao conturbado e perigoso momento em que aquele país se meteu. No grupo, o secretário de Planejamento de Natal, Vagner Araújo. O grupo viajou no dia 9 de junho, pasme, a convite do governo que tem bombardeado, diariamente, crianças, mulheres e idosos famintos, “para conhecer sistemas de tecnologia em diversas áreas de segurança, de educação, e de cidades inteligentes”.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias