Daniela Freire, jornalista
MDB Ocupando
Vai começar, a partir de agora, a ocupação real oficial do MDB no Governo Fátima Bezerra. É um preparativo para a chegada definitiva do presidente estadual do partido e hoje vice-governador do RN Walter Alves à cadeira de comando do Executivo potiguar, em abril do próximo ano, quando a governadora Fátima Bezerra deixará o cargo para concorrer ao Senado.
As mudanças
As mudanças iniciais já ocorrerão no alto escalão da estrutura governamental, com as indicações da legenda para os titulares da Caern e Datanorte. O MDB de Walter também vai assumir a titularidade de uma pasta importante e robusta neste primeiro momento: a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Estratégia
A informação que esta colunista obteve é de que essa está sendo, desde março, a “estratégia” para a transição do Governo de Fátima para Walter, para que ela seja realizada aos poucos, ainda na atual gestão, de forma “suave e tranquila, como deve ser”, segundo contou uma fonte com livre trânsito na Governadoria. A mesma fonte revelou que indicação para o Desenvolvimento Econômico será feita no retorno da viagem de Fátima à Dinamarca, no próximo dia 6 de junho.
Machismo em plenário
A vereadora Plúvia Oliveira, do PT de Mossoró, sofreu uma tentativa de silenciamento na Câmara Municipal da cidade, na semana passada, pela bancada aliada ao prefeito Allyson Bezerra, no momento em que a parlamentar criticava a derrubada do requerimento que pedia a instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar as denúncias de envolvimento do gestor do União Brasil em casos de corrupção, que estão sendo investigados pelo MP-RN.
Ação covarde
Os edis situacionistas simplesmente abandonaram a sessão enquanto Plúvia, uma das únicas duas mulheres vereadoras da Casa, se manifestava. Levantaram-se todos os aliados de Allyson e saíram, com o intuito de encerrar a sessão por falta de quórum e impedir a colega de falar. O ato, além de covarde, se configura como “machista”, uma vez que promove uma forma do chamado “manterrupting”, termo em inglês para definir a “interrupção de mulheres em conversas e reuniões, impedindo-as de expressarem suas ideias”.
Fazendo sucesso
Na última sexta-feira, 30, a governadora Fátima Bezerra concedeu entrevista à Micarla de Souza, ex-prefeita de Natal, na TV Ponta Negra, emissora comandada pela apresentadora. Durante o papo, no Jornal do Dia, a gestora petista ganhou elogio público da jornalista quando o assunto “estradas do RN” entrou em debate.
Reconhecimento
Fátima afirmou que fará a maior restauração já vista da malha rodoviária do RN, com cerca de 2 mil quilômetros de vias reparadas ao final de todo o processo, que conta com a ajuda financeira do governo Lula, quando Micarla respondeu: “Quero dar um depoimento meu. Eu rodo muito esse Estado e eu vou lhe dizer que já dá pra perceber claramente esse trabalho que a senhora está fazendo”.
Público
A ex-prefeita de Natal, que venceu justamente Fátima Bezerra na disputa pelo Executivo municipal, em 2008, parabenizou a governadora. “Quero lhe parabenizar, porque eu tenho sentido isso (a melhora nas estradas estaduais) na pele”, disse Micarla.
Momento descontraído entre os deputados governistas Ezequiel Ferreira e Kleber Rodrigues, durante sessão na Assembleia Legislativa. Ezequiel, aliás, foi chamado de “parceiro muito importante” pela governadora Fátima Bezerra em entrevista à Micarla de Souza. “Já tivemos várias conversas”, contou a petista
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias