Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Opinião

Opinião Daniela Freire: Governadora Fátima Bezerra dá senha para prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra

O prefeito de Mossoró, por sua vez, já sabe que se filiando ao PSD da senadora Zenaide Maia, anunciada por Fátima como a sua companheira na dobradinha pelo Senado, estará aderindo ao lado que defende a democracia

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de abril de 2025 às 16:15

Senha e chave
A governadora Fátima Bezerra pode ter dado a senha para o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra tentar viabilizar o seu nome como candidato a governador do sistema governista, que tem o secretário de Fazenda, Cadu Xavier, ocupando o espaço de pré-candidato neste momento. Foi durante entrevista à 94FM, na semana passada, quando a petista aborda as eleições de 2026 e afirma que não haverá chance para uma “terceira via” no pleito, nem na disputa nacional, nem na local. O recado está claro.

Partido
O prefeito de Mossoró, por sua vez, já sabe que se filiando ao PSD da senadora Zenaide Maia, anunciada por Fátima como a sua companheira na dobradinha pelo Senado, estará aderindo ao lado que defende a democracia, na visão da governadora, e, portanto, apto sair do campo da terceira via… Convite para o PSD, Allyson já tem. Foi feito por Zenaide em uma entrevista exclusiva concedida a esta colunista.

Vem aí
A alta desaprovação do governo também foi abordada na entrevista à 94FM e a governadora garantiu que é “momentânea”, numa demonstração de otimismo com o que vem pela frente. “É o período da colheita. Chegou o momento das entregas e esse governo tem muitas entregas. E não tenho dúvida de que esse governo terá um julgamento justo do povo do RN. Até 2026 será o período de entregar ao povo do RN os benefícios de bem estar e cidadania”, disse Fátima.

Alvo
Para a governadora, o desempenho ruim na avaliação de sua gestão tem uma raiz na “contra-informação” disseminada pela oposição, hoje montada no extremismo de direita. “Tem muito a ver com a máquina de fake News, atacando o governo, distorcendo os fatos. Um ataque permanente. É um governo honesto, íntegro. Eu respondo trabalhando”, completou, anunciando as novas entregas, como as rotas de São Miguel do Gostoso e de Pipa.

Fogos
Se estiver seguindo a cartilha do governo federal – e parece estar – Fátima deve acertar em sua avaliação. As realizações intensas do Governo Lula, com consequências diretas na melhoria de vida do brasileiro – mínima de desemprego e máxima no aumento de consumo das famílias – e novas propostas, como a da isenção do IR para quem recebe até R$ 5 mil/mês, parecem estar devolvendo a aprovação do governo Lula. A pesquisa Datafolha publicada no fim de semana apontou recuperação da imagem da gestão petista. Além disso, pesquisa Genial/Quaest mostrou Lula vencendo qualquer candidato em 2026. “Sidônio deve estar soltando fogos nesse sábado (5)”, disse Antônio Lavareda à CNN.

Contramão
O senador Rogério Marinho, sem vergonha alguma de se aliar à defesa de golpistas, aderiu à flopada manifestação em favor da anistia de criminosos e subiu no palanque de Bolsonaro, neste domingo, na Avenida Paulista (SP), para, além de tudo isso, lançar uma enorme contradição. O potiguar, uma das maiores lideranças do PL no Congresso Nacional, afirmou em seu discurso que “a prerrogativa de anistia é do povo brasileiro”, mas pesquisas mostram que a maioria da população é contra a anistia dos golpistas.

Péssima repercussão
Aliás, falando em Marinho, há uma fala dele viralizando nas redes socias. Quando ele afirma as intenções de vender a Caern e de não conceder aumento real de salário do funcionalismo estadual, caso seja eleito governador do RN. A declaração do senador foi dada durante entrevista à 94FM, na última semana. A repercussão tem sido extremamente negativa para Rogério e vai ser usada na campanha eleitoral de 2026.

Ops!
O senador Styvenson Valentim, que se apresenta como um político incorruptível, apesar de mentir à população potiguar ao afirmar que constrói hospitais (ele nunca destinou emendas para essa finalidade), acusou, em 2021, o hoje aliado de primeira hora e senador Rogério Marinho (PL) de ser suspeito de praticar corrupção com emendas do orçamento secreto, quando ele era ministro do Desenvolvimento Regional de Jair Bolsonaro. Isso mesmo. À época, Valentim inquiriu Marinho na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado sobre a suspeita de que o então ministro bolsonarista havia usado verba do orçamento secreto para beneficiar ele próprio, na construção de um mirante em Monte das Gameleiras, que estava sendo construído a 300 metros de um empreendimento que Marinho havia lançado.

CEI contra o povo
Vereadores de extrema-direita, que defendem bandidos golpistas, querem criminalizar quem protesta contra a fome. É assim que pode-se resumir o comportamento da maioria dos edis da Câmara Municipal de Natal ao instalar uma CEI para investigar movimentos sociais e fazer palanque contra políticos “de esquerda”. Está claro que a Comissão foi aberta para impedir as ações populares de ocupação contra a fome e por moradia digna, como as promovidas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). E o que torna essa CEI mais grotesca ainda é saber que os vereadores que a assinaram protegem criminosos que queriam ditadura assassina de volta e se acham no direito de tentar imputar aos pobres a pecha de “invasores” transgressores e aos petistas a de financiadores de crime.

Ocupar não é invadir
A prova de que já iniciam a CEI com esse intuito politiqueiro é que eles chamam de “invasão” a ocupação em protesto por melhores condições de vida da maioria da sociedade natalense. Por certo não sabem que a legislação brasileira protege ocupação de prédios e terrenos públicos ou privados se o objetivo for chamar a atenção de autoridades governamentais para o direito à moradia e à alimentação decente, por exemplo.

Oportunismo
Outro interesse já exposto é o de usar a CEI para fazer palanque contra o PT. Veja o que afirmou o relator da comissão, Matheus Faustino, à imprensa: “A nossa investigação é levantar os nomes e ver se tem indícios de algum financiamento por parte dos gabinetes ou agentes públicos ligados à esquerda, como a governadora Fátima Bezerra, deputada Natália Bonavides e vereadores da Câmara”. Ora, está muito claro o interesse político.

Imoral
Por mais contraditória que seja, a proposta para a abertura da CEI contou com o apoio de 26 dos 29 vereadores de Natal! A bancada do prefeito Paulinho Freire toda concordando com essa esculhambação. Enquanto isso, a obra da engorda de Ponta Negra está apresentando falhas graves, prejudicando os trabalhadores mais vulneráveis daquela orla, a chapa Paulinho/Joanna é acusada e investigada por uso da máquina nas eleições e abuso de poder político e econômico pelo Ministério Público, entre outros problemas graves enfrentados por Natal…

Tags