Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Opinião

Opinião Daniela Freire: Extremistas da CMN desmoralizados pela Justiça do RN

Bancada do prefeito de Natal, Paulinho Freire, levou um verdadeiro coice da Justiça potiguar, que mandou suspender o ato que concedeu título de Cidadão Natalense a Jair Bolsonaro

por: Daniel Freire, do NOVO Notícias

Publicado 14 de abril de 2025 às 16:15

Que resposta!
O extremismo de direita que tomou conta da Câmara Municipal de Natal, abarcando, praticamente, toda a bancada do prefeito de Natal, Paulinho Freire, levou um verdadeiro coice da Justiça potiguar, que mandou suspender o ato que concedeu título de Cidadão Natalense a Jair Bolsonaro, na última sexta-feira (11), por descumprimento do Regimento Interno daquela casa legislativa.

“Violação”
A decisão liminar do juiz Francisco da Nóbrega Coutinho, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, atendeu pedido da vereadora Samanda Alves. Na avaliação do magistrado, houve “aparente violação ao Regimento Interno da Câmara Municipal do Natal”. É que Samanda tinha ao seu lado a prerrogativa, como membro de comissão, de obter vista da matéria em discussão, inclusive de projetos em regime de urgência.

Desmoralizados
A vereadora Camila Araújo achou que estava na cozinha da casa dela quando negou à vereadora Samanda esse direito regimental. O autoritarismo vexatório de Camila e de companheiros bolsonaristas, como o propositor do título a Bolsonaro, o vereador Eliabe, que feriu o decoro parlamentar ao ridicularizar o sofrimento da colega de Casa, vereadora Thabata Pimenta, ficou exposto demais!

Golpistas
Os senadores Styvenson Valentim e Rogério Marinho estão na comitiva que pediu e foi autorizada pelo STF a visitar Braga Netto na prisão. O Supremo permitiu um total de 24 congressistas a visitar o general. A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, que deu um dia de visita para cada parlamentar. O estranho nisso é que Styvenson era um crítico dos golpistas até bem pouco tempo atrás! Incluindo, chegando a criticar publicamente a tentativa de golpe, chamando-a de “repugnate”. Mas agora, aliadíssimo de Marinho, vai visitar um dos comandantes do golpe. Quanta mudança!

O circo de Bolsonaro
Um verdadeiro “picadeiro”. Foi assim que o jornalista Reinaldo Azevedo classificou a exposição de Bolsonaro após passar mal no RN, nesta sexta. O fato de todo o atendimento ter sido filmado em tempo real, de o ex-presidente ter circulado abertamente, fotografando com admiradores em pleno leito hospitalar, em meio a gritaria de apoiadores, mesmo em estado grave, mostrando-se nas macas, no helicóptero, com sonda nasogástrica… Tudo isso exatamente no dia em que o STF tornou, oficialmente, o ex-presidente réu por golpe de Estado.

Estranho…
Aliás, Bolsonaro passou mal no RN – bem no dia que o STF o tornou réu, vale ressaltar – e mesmo diante da gravidade anunciada pelos médicos que o atenderam nenhum dos filhos, nem a esposa Michelle e nem o presidente do seu partido, o PL, Valdemar Costa Neto, deram as caras por aqui. Só o senador Magno Malta apareceu para consolar o líder bolsonarista…

Saiu gigante
Aliás, quem acabou se saindo muito bem diante da opinião pública com a situação médica de Jair Bolsonaro foi a governadora Fátima Bezerra. Em um cenário repleto de ódio bolsonarista, a gestora petista do RN virou assunto nacional e viralizou pela empatia demonstrada diante dos adversários políticos e ideológicos, ao atender prontamente pedido do senador Rogério Marinho para disponibilizar helicóptero e atendimento imediato ao ex-presidente.

Mal visto
Por outro lado, também virou assunto nacional o não agradecimento público de Bolsonaro a Fátima. Como era de se esperar, o ex-presidente ignorou a atitude da petista, agradeceu a meio mundo de gente, mas não citou Fátima em momento algum. A CNN ressaltou esse fato ao cobrir o ocorrido. O agradecimento público ficou a cargo do líder do PL Rogério Marinho e ponto.

Repercussão
Também viralizou nacionalmente, dentro da situação médica de Bolsonaro no RN, a mensagem publicada pelo perfil oficial da Polícia Rodoviária Federal do Estado nas redes sociais, que, ao comentar sobre a hospitalização do ex-presidente, fez críticas à Lula. A informação foi publicada pelo perfil de Silvério Alves, no Instagram e ganhou o Brasil. Após repercussão, o perfil foi apagado e a superintendência do órgão afastou o servidor responsável pela postagem. O fato chama a atenção porque a PRF foi considerada golpista pela Justiça ao tentar impedir eleitores de Lula de votarem em 2022.

Tags