No início deste mês, o Senado Federal oficialmente reconheceu o forró como uma expressão cultural nacional. O projeto de lei, apresentado pelo deputado Zé Neto (PT-BA), recebeu aprovação dos senadores após já ter passado pela Câmara dos Deputados. Agora, a proposta está aguardando a sanção do presidente Lula.

Caso a lei seja aprovada, o forró, que se tornou um símbolo do Nordeste, se juntará a outras manifestações culturais já reconhecidas pela legislação brasileira, como as escolas de samba, festas juninas e música gospel. No entanto, em termos práticos, o que muda? De acordo com o professor Estevam Machado, especialista em história do Brasil colonial, a promulgação da lei pode proporcionar benefícios a setores que promovem o ritmo musical, como o acesso a recursos da Lei Rouanet.

Ele acrescenta que o reconhecimento do forró como manifestação cultural brasileira vai além do valor simbólico, representando uma valorização da cultura nordestina. Isso também abre caminho para políticas públicas de apoio e preservação desse patrimônio que faz parte do coração e da alma do povo brasileiro.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________