Ao ingressso na Capela Sistina seguiu-se o juramento os cardeais que participam do conclave. Foto: Vatican Media

Ao ingressso na Capela Sistina seguiu-se o juramento os cardeais que participam do conclave. Foto: Vatican Media

Mundo

Votação Conclave ao vivo: acompanhe a escolha do novo Papa pela transmissão do Vaticano

O conclave costuma durar em média cerca de 3,2 dias, e nenhum dos últimos 10 conclaves ultrapassou cinco dias. O mais longo da história durou quase três anos, entre 1268 e 1271

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de maio de 2025 às 16:30

O conclave é o processo secreto e tradicional pelo qual a Igreja Católica escolhe seu novo papa. Ele é formado por cardeais eleitores, que são aqueles com menos de 80 anos na data da vacância do papado. No caso do falecimento do papa Francisco, em 21 de abril de 2025, participaram 133 cardeais eleitores, vindos de 70 países, sendo o maior grupo nacional o italiano, com 19 cardeais, seguido pelos Estados Unidos com 10 e o Brasil com 7.

A eleição ocorre na Capela Sistina, no Vaticano, onde os cardeais ficam isolados, sem contato com o mundo externo, como telefones, internet ou televisão, para garantir a confidencialidade e evitar influências externas. Eles permanecem hospedados em residências próximas, em quartos simples e com janelas bloqueadas para evitar distrações.

Assista abaixo a transmissão ao vivo do Vaticano:

O processo de votação começa com uma missa especial na Basílica de São Pedro, seguida da entrada dos cardeais na Capela Sistina, onde fazem juramentos de sigilo. As votações são realizadas em cédulas de papel, onde cada cardeal escreve o nome do candidato escolhido sob a frase em latim “Eligo in Summum Pontificem” (“Eu elejo como pontífice supremo”). Os votos são anônimos, e os cardeais não podem votar em si mesmos. Para ser eleito, um candidato precisa obter pelo menos dois terços dos votos, ou seja, 89 votos neste conclave de 133 participantes.

As votações ocorrem geralmente duas vezes ao dia (manhã e tarde), exceto no primeiro dia, que tem apenas uma votação. Após cada sessão, as cédulas são queimadas na chaminé da Capela Sistina. A fumaça que sai dessa chaminé indica o resultado: fumaça preta significa que não houve consenso, e fumaça branca anuncia a eleição de um novo papa. A fumaça branca é acompanhada pelo toque do sino da Basílica de São Pedro, sinalizando ao mundo a escolha do novo pontífice.

O conclave costuma durar em média cerca de 3,2 dias, e nenhum dos últimos 10 conclaves ultrapassou cinco dias. O mais longo da história durou quase três anos, entre 1268 e 1271. Após a eleição, o novo papa é anunciado na sacada da Basílica de São Pedro por um cardeal sênior, que proclama em latim “Habemus Papam” (“Temos papa”), revelando o nome escolhido pelo pontífice. O novo papa então faz seu primeiro discurso público e concede a bênção Urbi et Orbi (“À cidade e ao mundo”).

O conclave é um ritual antigo, sigiloso e cuidadosamente organizado para garantir uma eleição justa e livre de influências externas, reunindo cardeais de todo o mundo em um processo que combina tradição, espiritualidade e sigilo absoluto.

Tags