Fumaça preta indica que não houve consenso na primeira votação para escolha do novo papa - Foto: Vatican News

Mundo

Vaticano Fumaça preta: primeira votação do conclave termina sem definição de novo papa

A próxima votação deve acontecer amanhã; a partir de agora, o conclave pode fazer até quatro votações por dia

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de maio de 2025 às 16:23

Terminou por volta das 16h (horário de Brasília) a primeira votação do conclave que vai escolher o substituto de Francisco como papa, o líder máximo da Igreja Católica. E como sempre aconteceu na história, o novo pontífice ainda não foi escolhido.

Os fiéis que lotaram a Praça São Pedro, no Vaticano, viram sair a fumaça preta pela chaminé da Capela Sistina, que simboliza a indefinição de um novo papa na votação.

Ao todo, 133 cardeais estão participando do conclave. Para que seja eleito o novo líder do catolicismo, o escolhido precisa receber dois terços dos votos, ou seja, precisa haver consenso entre 88 dos 133 cardeais votantes.

A primeira votação do conclave também será a única desta quarta-feira. Contudo, as regras do processo permitem que a partir de agora sejam realizadas até quatro votações por dia. Para esta quinta-feira (7) a previsão é de que os cardeais votem nos seguintes horários – se necessário:

  • 5h30 (só haverá fumaça no caso do novo papa ser eleito)
  • 7h (só haverá fumaça no caso do novo papa ser eleito)
  • 12h30 (só haverá fumaça no caso do novo papa ser eleito)
  • 14h (haverá fumaça preta se o novo papa não for eleito, ou branca se for eleito).

Tags