Tecnologia a favor do bom vinho

França e Espanha vão trabalhar juntas em projeto cujo objetivo é descobrir e aplicar novos métodos e técnicas na vitivinicultura, visando tornar os vinhedos mais resistentes às mudanças climáticas e, também, salvaguardar a qualidade dos vinhos. Batizado de Virisad, o projeto deve durar cerca de dois anos e meio e se concentrará em cinco áreas: solo, irrigação, proteção do vinhedo contra altas temperaturas, uso de fertilizantes orgânicos e análise genética das castas, que deve determinar quais as espécies que resistem e se adaptam melhor aos climas mais extremos. As uvas amadurecem, mas rápido com o aumento da temperatura, o que acaba alterando características como a acidez e a quantidade de açúcar. Dessa forma, a qualidade e os atributos regionais do vinho podem sofrer mudanças.

Os restaurantes e seus projetos arquitetônicos

O projeto arquitetônico nunca foi tão decisivo para o sucesso de um empreendimento gastronômico quanto nos dias atuais. Exemplos não nos falta para citar, temos excelentes projetos em nossa cidade, que por vezes, mas parecem obra de arte, o Restaurante Marechal (@felipebezerra) e o Nau Frutos do Mar (@leomaiaarquitetos) são dois exemplos emblemáticos.

Mas, não é apenas o viés artístico dos projetos que importa, sem nenhum menosprezo ao mesmo, porém as questões ligadas a forma, funcionalidade dos ambientes, identidade das casas projetadas e por fim a experiência que querem entregar aos seus clientes, são fundamentais para o sucesso dos estabelecimentos.

Na visão de Rita Macedo, que assinou muitos projetos de construção e reforma de restaurantes em Natal – Camarões Midway / P&C Ponta Negra – “a arquitetura funcional de um restaurante deve ser planejada para alcançar todos os objetivos de estética, conforto, funcionalidade, racionalidade, economia e sustentabilidade. Na conceituação e nas diretrizes básicas de um projeto para restaurante, é fundamental desde o primeiro atendimento ao cliente, se observar detalhes relevantes da sua operação e identificar o produto a ser oferecido, para dimensionamento correto de cada uma das áreas específicas para este tipo de estabelecimento”.

Superada a fase da concepção dos espaços, como dimensionamento das cozinhas, áreas de serviço e armazenamento de insumos, e seus respectivos fluxos, é hora de pensar nos salões de atendimento, bar e varandas, e por que não, na fachada, essa devendo refletir o conceito do estabelecimento, com vistas a buscar encantar o cliente e despertar o desejo de entrar no lugar, muitas vezes pela primeira vez.

Rodrigo Gurgel da @duoarquiteturaoficial, tem em meu olhar, um talento especial na concepção de espaços gastronômicos, para ele: “a arquitetura para restaurantes e projetos de hospitalidade são de extrema importância, tanto do ponto de vista de criar uma identidade do local, construindo junto a marca do cliente, alinhando todas as decisões arquitetônicas ao conceito do negócio; quanto do posto de vista estratégico, viabilizando toda a cadeia produtiva da atividade. Sendo um dos negócios mais complexos e multidisciplinares da arquitetura, pois é necessário agregar e alinhar o pensamento do arquiteto, conceituação da marca, plano de negócios e logística de cozinha”. Os recentes projetos do escritório incluem casas consagradas e outras que ainda vão ser ícones – Curió Ponta Negra / Severina / Zona Abissal Brewpub – pois se depender do conceito impresso nos projetos serão sucesso, agora é com os chefes de Cozinha!

Vinho da Semana – Cobos Cocodrilo Blend 2018

Cobos Cocodrilo Blend 2018
Cobos Cocodrilo Blend 2018

Este elegante vinho argentino nos brinda com as qualidades de um vinho de Bordeaux, no qual ele foi inspirado. É uma assemblage de 82% Cabernet Sauvignon, 9% Malbec, 5% Petit Verdot e 4% Merlot, que estagiou 15 meses em barricas de carvalho Francês e Americano. Três predicados o definem: Encorpado, equilibrado e complexo. Possui coloração vermelha intensa, aromas de mirtilos, amoras, chocolate e especiarias. No paladar possui bom corpo, sendo concentrado e estruturado, um vinho para ser guardado. R$ 279,90 – Importado pela Grand Cru. @grandcrurn @grandcruvinhos