Menu Confiance

A ideia de sentar-se a mesa em um restaurante sem cardápio ou pedir um prato que sequer está no menu pode provocar calafrios em muita gente, esses não conseguem imaginar a ideia de deixar a escolha da refeição a cargo do chef. Mas, o chamado menu confiança é o caminho para uma experiência que pode surpreender até mesmo o melhor dos comensais.

Este estilo de refeição, onde se confia no que o chef faz, surgiu em meados da década de 1970 durante a nouvelle cuisine (movimento que valorizou o preparo e a apresentação minimalista dos alimentos), uma prática que se iniciou nos restaurantes franceses e depois se espalhou para outras cozinhas.

No Brasil ele não é muito praticado, nosso cliente tem por hábito escolher suas refeições, e por vezes, adora modificar os pratos propostos pelos chefs, mas o Menu Confiance possui adeptos e vários restaurantes surgem a cada temporada apostando nessa modalidade tão especial.

Se a memória não me falha, o primeiro do gênero em nossas Terras foi o Camamo, do saudoso Chef Tadeu Lubambo, em Tibau do Sul, em seguida, o charmoso e exclusivo O Bule, da Chef Sônia Benevides, na paradisíaca Lagoa do Bonfim.

O Bule reabriu para a temporada 2021/2022 no último dia 08/10, O menu degustação da casa possui 9 etapas, pois, nas palavras da Chef Sônia “a vida é para ser devorada sem pressa e com muita beleza” e continua: “há dez anos, um desejo de fazer um Menu degustação experimental deu início a um projeto que se perpetua até hoje. Entre idas e vindas a Lisboa com Mestrado pelo meio, e consultorias em outras casas, O Bule ainda continua sendo minha melhor expressão.”

No Litoral Norte há uma excelente opção, situado em Touros, porém mais próximo a São Miguel do Gostoso, está o Jangadeiro Samburá de Sabores, dos amigos Carlos e Renata, que abrem o seu lindo Gastrolar ao público para o almoço, onde um banho de mar, pode e deve, ser tomado, e o pôr do sol é o grand finale! Leve roupas de banho e se prepare para degustar os sabores do samburá, o mar de Touros é a grande inspiração e a carta de vinhos, essa é um capitulo a parte!

As opções não param por aí, e nas Serras de Agreste – Serra de São Bento e Monte das Gameleiras – também já há a sua opção, é o Buliçoso Bistrô, onde se faz reserva e indica suas preferencias, mas a escolha do pequeno, mas delicioso Menu, fica a cargo do Chef proprietário, um simpático professor de Artes e amante da Gastronomia. Há arte por todos os lados, fruto da parceria com um artesão local, mas não é só de arte que vive o Bistrô, a lavanda é colhida na propriedade, bem como as framboesas que constam no Menu.

Hoje em dia, a sustentabilidade é palavra de ordem, O Bule está no campo, ou melhor na Lagoa do Bonfim, assim buscou fazer a sua parte e por isso foi implantada energia solar no espaço; O Jangadeiro cultiva sua própria horta, assim como O Bule, e, em ambos, é feito ao máximo, o esforço para o uso de ingredientes locais e de pequenos fornecedores. “É uma cadeia que se forma, porque acordando com passarinhos, fica difícil não repensar o seu lugar no mundo”, relata Soninha Benevides.

Vou deixar aqui os contatos das redes sociais dos restaurantes citados, ambos merecem uma visita, cada Casa está em um destino turístico do nosso Estado, assim, seja na praia – @jangadeiro_sambura, na lagoa – @obulebomfim, ou na serra – @bistrobulicoso, há excelentes opções para os amantes da boa gastronomia que se aventuram e permitem ficar nas mãos dos Chefs.

Vinho da Semana

Poggio Al Tesoro Il Seggio DOC Bolgheri 2018
Poggio Al Tesoro Il Seggio DOC Bolgheri 2018

Il Seggio é um clássico Supertoscano à moda bordalesa da região Italiana de Bolgheri. O blend é composto por 40 % Merlot, 30% Cabernet Sauvignon, 20% Cabernet Franc e 10% Petit Verdot, e o vinho estagiou por 15 meses em barris de carvalho francês. Possui aromas de Cassis, com toques minerais e especiarias, é extremamente elegante no paladar, com corpo médio e taninos elegantes e sedosos, tendo seu acabamento perfeito garantido  a ele na safra 2015, 98 pontos pela prestigiada revista britânica Decanter.