Deputado Federal Benes Leocádio – Foto: Douglas Gomes

APOIO

O deputado Federal Benes Leocádio tem recebido muitas manifestações de apoio à sua candidatura ao Governo do Estado por parte de prefeitos e outras lideranças interioranas. Benes é municipalista, de acesso fácil e simples na conversa.

INTROMISSÃO

Absolutamente descabida a reclamação do senador Jean Paul Prates em relação ao fato de Benes Leocádio ter sido escolhido coordena[1]dor da bancada Federal do RN e ter, dias após, lançado o nome como candidato a governador. Uma coisa não tem nada a ver com outra. Benes pode exercer a coordenação da bancada e ser candidato de oposição.

FORÇA

O apoio de prefeitos não significa ter votos no município. A história da política potiguar já mostrou que houve candidatos com apoio de mais de 120 prefeitos e não foi sequer ao segundo turno. Nem sempre tem o apoio de prefeito é bom negócio. Se houver desgaste, o candidato recebe a pancada por tabela.

DIFICULDADE

Alguns prefeitos reclamam o tratamento que recebem da governadora Fátima Bezerra. Pelas críticas, não houve mudança no tratamento dispensado por Fátima com o que foi feito por Robinson. Ou seja: Não recebia ninguém, não ligava e nem atendia ligação.

VERTICALIZAÇÃO

Como não existe verticalização na eleição, poderá haver cruzamento de votos entre as chapas majoritárias. Há quem queira votar em um candidato a governador de um lado e o senador de outro. O eleitor é livre e não se vincula a chapas. Escolhe quem quer.

DEPENDÊNCIA

A candidatura do ministro Rogério Marinho ao Senado é dependente de duas situações: Conseguir repassar aos municípios o que vem senado prometido; não ser atingido pela hemorragia eleitoral que produz anemia no Governo Bolsonaro.

CANDIDATO

A derrota de um Habeas Corpus na Justiça Eleitoral do RN, fez o ex-deputado Henrique Alves ficar de orelha em pé e repensar seus planos de candidatura no ano que vem. Cada vez que bota a cabeça fora pensando em política, o filho de Aluízio pode virar alvo a ser abatido pelos processos que não terminaram.

ILUSÃO

Júlio, sentiu uma revolta por não ter sido o nome da oposição para enfrentar Fátima Bezerra. Alega que foi atropelado por Benes. Sério que Júlio acreditou que poderia ser o candidato a governador pela oposição?