COLUNA THAISA GALVÃO

NOVOS ALIADOS

Chamou atenção no final de semana em Parelhas, a presença, unida, dos deputados Francisco do PT, liderança do município, e Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa.

Todo mundo sabe que todo mundo sabe que Ezequiel e Francisco têm boa relação, e que o presidente do PSDB não foi a Parelhas para entrar nas bases do líder do governo do PT na Assembleia.

Chamou mais atenção ainda, a presença entre os dois deputados, do prefeito Doutor Tiago, considerado adversário de Francisco.

Ezequiel e Francisco do PT participaram da solenidade de entrega, pela Prefeitura, de veículos e ações para a Saúde de Parelhas.

SANGUE DO AVÔ

Em Parelhas, o deputado Ezequiel Ferreira confirmou a pré-candidatura a deputada federal da médica pediatra Júlia Ferreira Lopes. Esposa do prefeito Doutor Tiago, Júlia fará parte da nominata de federal do PSDB.

Júlia Ferreira não herda a política do marido. Ela é filha da secretária de Administração do governo do Estado, Virgínia Ferreira e neta do ex-deputado Leônidas Ferreira.

SUSTO NA FEDERAÇÃO

A vereadora Divaneide Basílio (PT) tem assustado os que tem mandato e compõem a Federação que inclui o PT, o PCdoB e o PV. Divaneide vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e foi a segunda mais votada para a Câmara de Natal nas eleições de 2020. Ela teve 5.966 votos, ficando apenas 63 votos atrás do mais votado, o vereador Herberth Sena (PL), que se elegeu com 6.029 votos.

Divaneide faz dobradinha com o pré-candidato a deputado federal, o ex-secretário Fernando Mineiro. Ela tem o apoio do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PV). Lembrando que São Gonçalo tem o terceiro maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte.

ÁLVARO AGUARDA

O prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB) continua avesso a toda e qualquer possibilidade de apoiar a candidatura do ex-deputado Fábio Dantas, do Solidariedade, a governador. Quem conversa com Álvaro diz que ele ainda aposta no surgimento de um novo cabeça de chapa para a oposição. Álvaro segue sem muito movimento, mas há quem garanta que ele poderá seguir até o pleito de outubro, apoiando o ex-ministro Rogério Marinho (PL) para o Senado e o filho Adjuto Dias (MDB) para deputado estadual.

MIMO

Passou de 500 milhões de reais o mimo do ex-ministro Rogério Marinho para Natal. Recursos do seu ex-ministério do Desenvolvimento Regional, e também de outros setores do governo federal, mas com portas abertas pelo então ministro potiguar.

É com cifras assim que o ex-ministro aposta na eleição para o Senado.

MITO

O senador Jean Paul garante que não passa de história de trancoso o que se diz que o porto de Natal não tem como receber navios de grande porte, por isso não deverá ser ampliado, e um novo porto deverá ser construído.

Segundo Jean Paul, o porto pode até não receber navios de turismo, que tem andares altos e não passa por baixo da ponte, mas, os grandes navios de carga têm andares para baixo e o calado do porto de Natal recebe muito bem navios assim.

PT MAIOR…

Apesar do PL, partido ao qual se filiou o presidente Jair Bolsonaro em novembro, ter ganhado novos filiados, ganhou menos do que o PT do ex-presidente Lula. O PT do rival Lula, líder nas pesquisas de intenção de voto, cresceu mais nesse mesmo período.

Entre novembro de 2021 e abril de 2022, quando o TSE atualizou os dados, o PL aumentou o número de filiados em 1,2%, enquanto o PT registrou o índice de crescimento de 1,5%.

DO QUE PL

O partido do presidente tinha 761.640 filiados em novembro de 2021 e 770.784 em abril deste ano – o que significa um incremento de 9.144 pessoas. O PT, por sua vez, tinha 1.607.225 e passou para 1.631.907 – ou seja, recebeu 24.682 novas filiações. A sigla de Lula é a segunda com o maior número de filiados no país, atrás apenas do MDB, com 2.131.875 pessoas vinculadas.

Se for feita uma comparação entre abril do ano passado e abril deste ano, o PT também ganhou mais filiados do que o PL em números absolutos e relativos. Nesse período, o primeiro partido aumentou o número de pessoas vinculadas em 0,7% (de 765.142 para 770.784). A legenda de Lula avançou 3,8% (de 1.572.800 para 1.631.907). Fonte: Jota.