Atores Potiguares Globo
Atores potiguares estão no elenco da próxima novela das seis da Rede Globo – Foto: Reprodução

Quatro atores potiguares estão escalados para o elenco da próxima novela das seis da Rede Globo. César Ferrario, Titina Medeiros, Quitéria Kelly e Matteus Cardoso participam de “Mar do Sertão”, que substituirá “Além da Ilusão”, atualmente no ar. As gravações começam no próximo dia 28 e a previsão de estreia é para agosto.

De acordo com notícias divulgadas na mídia especializada, “Mar do Sertão” terá 15 atores nordestinos, para fortalecer e conferir ainda mais representatividade à trama, passada no sertão brasileiro, em algum lugar entre Minas Gerais e Bahia.

A sinopse aponta que a novela, escrita por Mário Teixeira, conta a história “de um Brasil profundo como o oceano, reluzente como o sol, terra de coronéis e jagunços, da cruz e da espada, mas também de amor e simpatia, bondade e sacrifício. Representa a seca infindável do sertão, as péssimas condições de vida que o povo carente está condenado e as heranças políticas de dinastias familiares que se perpetuam, principalmente nas pequenas cidades do norte e nordeste brasileiros.”

Mas será que veremos mais uma daquelas novelas globais onde os atores nordestinos integram apenas os núcleos nordestinos, com aquele sotaque estranho e outros clichês? Parece que não!

O ator César Ferrario, casado com a atriz Titina Medeiros, interpretará o mercador árabe Zahyn, e fará par com Quitéria Kelly (Latifa), atriz das peças “Jacy” e “A Invenção do Nordeste”, vencedoras dos principais prêmios nacionais de teatro em 2019. O roteirista e também ator de “A Invenção…”, Matteus Cardoso também participará da novela.

No último dia 21, Matteus postou em seu perfil no Twitter, uma foto com o símbolo da Globo por trás, onde escreve: “Não tô fazendo costume não. Passei meu primeiro dia no estúdio e achei massa bagarái, explorei tudo como um menino pequeno. Essa novela vai ficar muito legal #MarDoSertão.”

Reflexão sobre núcleos nordestinos

Enquanto estava de férias em Londres, mês passado, a atriz Titina Medeiros, conversou com o NOVO Notícias e fez uma análise rápida sobre os núcleos segmentados na teledramaturgia, sejam eles nordestinos, negros, árabes ou cariocas do Leblon. Ela acredita que essa tendência vem se diversificado um pouco, com artistas nordestinos interpretando personagens que não sejam exclusivamente do Nordeste. E cita como exemplo o próprio César Ferrario, que em “Mar do Sertão” interpreta um árabe.

“Eu acho que isso tem mudado um pouco. Mas tem também a questão do lugar de fala. Por exemplo, nessa novela que nós vamos fazer, é uma novela que se passa no sertão brasileiro. Eles não especificam exatamente, mas é entre Minas e Bahia. E eu vejo que eles estão priorizando um elenco realmente nordestino. Não mais sudestino fazendo nordestino; mas nordestino fazendo nordestino; e não sendo só uma pessoa que trabalha no subemprego. Mas podendo ser prefeito, árabe, podendo ser tantas coisas, tantas profissões, tantas formas de ser que não seja só o motorista ou a empregada doméstica”, comenta Titina, acrescentando que não é só falar do Nordeste, ser nordestino, e sim onde se coloca esse nordestino, como que se vê esse nordestino.

Para a triz, essas discussões têm contribuído muito para essa reflexão partindo da própria televisão. “O elenco dessa novela que a gente vai fazer, pelo que eu tenho percebido, é um elenco que, se não for a maioria de nordestinos – até porque se passa no sertão – é de gente conectada ao sertão. Eu acho que isso mostra o quanto a grande mídia também está preocupada, e não mais está reverberando algo que ela tanto já fez. E, claro, que a gente tem responsabilidade nisso.”