COLUNA NOVO DIREITO

REVISÃO DO PASEP: DIREITO DOS SERVIDORES PÚBLICOS À JUSTA CORREÇÃO

NATÁLIA VASCONCELOS, Advogada
nataliavasconcelos@ccgd.adv.br

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anunciou uma decisão que impacta diretamente milhares de trabalhadores brasileiros. O tema 1150, que versa sobre a revisão do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), foi objeto de análise minuciosa pelos ministros do STJ no fim do ano passado, resultando em uma determinação que representa uma virada de jogo para muitos beneficiários.

Essa decisão histórica, tomada pelo STJ, abre precedentes para que os servidores públicos, militares, policiais, ativo ou aposentado, ou pensionista de servidor público, que ingressaram no serviço público até 04/10/1988, possam pleitear a revisão do PASEP, buscando corrigir possíveis injustiças e garantir que os valores que foram depositados entre 1970 e 1988 na conta individual de cada servidor ainda possam ser reajustados de acordo com os índices de correção adequados à inflação do período.

Nesse sentido, temos o PASEP como um benefício de extrema importância para muitos servidores públicos, funcionando de maneira semelhante ao PIS (Programa de Integração Social) para os trabalhadores da iniciativa privada. Isto porque, os recursos provenientes das contribuições para o PIS e PASEP são destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e financiam o Programa de Seguro-Desemprego, o Abono Salarial e o Financiamento de Programas de Desenvolvimento. Assim, desde 1988, os recursos PIS/PASEP deixaram de ser creditados de forma individual aos participantes do programa, que também deixaram de contar com novos cotistas.

No entanto, é importante ressaltar que, apesar dessa decisão favorável, o processo de revisão do PASEP pode demandar tempo e esforço por parte dos beneficiários. É fundamental buscar orientação jurídica especializada para entender os trâmites necessários e garantir que todas as etapas sejam cumpridas de forma adequada.

Em suma, é certo que a decisão do STJ trouxe alívio para muitos servidores públicos, pois oferece uma nova perspectiva para aqueles que se sentiram prejudicados pelos critérios anteriores de cálculo do PASEP. Agora, com essa luz no fim do túnel, muitos poderão ter a oportunidade de reavaliar seus benefícios e buscar a devida correção.

É definitivamente um passo significativo em direção à justiça do trabalhador e ao reconhecimento dos direitos daqueles que contribuíram para o desenvolvimento do país.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________