COLUNA – MARCOS LOPES

Decisão é hoje

Torcedor do América vive neste sábado mais uma decisão para sair da Série D. Joga a partir das cinco e meia da tarde contra o Campinense, sabendo que precisa encaminhar e bem a classificação dentro da Arena para não passar sufoco na semana que vem no Amigão. O grande desafio do América é conseguir manter a regularidade e não dar mole para o Campinense como deu para o Moto lá no Maranhão. Vencia por 3 a 0 e permitiu que os caras fizessem dois gols e botassem pressão. Margem de erro é 0,00000. A verdadeira decisão para o América é neste sábado, na Arena das Dunas, diante do seu torcedor.

Pagando sentença

Este é o quinto ano de uma pena imposta pela incompetência e que se persistir pode determinar ao América ausência de calendário nacional em 2022. Ou o América passa pelo Campinense ou a próxima temporada será terrivelmente complicada. É preciso muita atenção com o Campinense, que é um time que tem na aplicação e nas variações táticas o ponto forte. Por isso que digo que é fundamental que o América encaminhe dentro de casa a classificação. Lá no Amigão, o buraco é bem mais embaixo.

Na serra gaúcha

O ABC faz o primeiro jogo neste domingo no estádio Francisco Stédile, o Centenário, enfrentando a equipe do Caxias que está longe de ser uma equipe brilhante ou com jogadores capazes de desequilibrar. A força do time grená está na competitividade, uma equipe que briga o jogo todo, que marca forte, que sai rápido e que não tem bola perdida, e tem um atacante que merece atenção, Michel de 32 anos e artilheiro do Caxias.

Encaminhar em Caxias

O ABC precisa encaminhar a classificação longe de casa, no Centenário. Precisa fazer um jogo equilibrado, firme no setor defensivo e explorar o que tem de melhor, a grande fase que está vivendo o atacante Negueba, a experiência de Wallyson e o oportunismo de Gustavo Henrique. Mas a palavra chave é equilíbrio, técnico, tático e emocional.

VAR

Uma ferramenta importante que a Série D ganha a partir desta fase. Fato que o VAR não é infalível na medida que é operado pelo homem e que é sempre do árbitro central a última palavra, mas é uma ferramenta importante para uma fase que vale tanto para os oito clubes envolvidos.

Tentativa de homicídio

Aquela imagem do jogador William Ribeiro, do São Paulo do Rio Grande do Sul, agredindo o árbitro Rodrigo Crivellaro com um chute na cabeça foi terrível. O cara chutou o árbitro já no chão, de forma propositada em uma clara tentativa de homicídio, que felizmente não se consumou. O margi-nal que estava jogando futebol profissional vai responder por tentativa de homicídio. O árbitro teve alta e segue a recuperação em casa. William Ribeiro já tem antecedentes por agressões. Tem que ser banido do futebol.