COLUNA MADE IN RN – JEAN VALÉRIO

FÁBIO FARIA E ELON MUSK

Ministro potiguar das Comunicações, Fábio Faria continua em alta e marcou mais um gol de placa na semana passada, ao protagonizar, junto com o presidente Jair Bolsonaro um encontro com o bilionário americano Elon Musk, repercutido em toda a mídia nacional.

A reunião agitou apoiadores do bolsonarismo, que foram às redes sociais comemorar o evento e elogiar a atuação de ambos. É verdade que também atraiu críticas e desconfianças da oposição, embora tenham parecido mais espasmos de dor de cotovelo ou inveja.

Articulada por Fábio Faria, a reunião aconteceu em São Paulo durante lançamento de um projeto envolvendo a rede de satélites da SpaceX. Musk disse que o projeto vai trazer internet de alta velocidade e conectar escolas na zona rural e também “monitorar a Amazônia”.

É inegável a importância deste acontecimento para o país. Vale lembrar que Fábio Faria esteve anteriormente nos Estados Unidos na sede da SpaceX. A visita de Musk ao Brasil é consequência deste primeiro encontro. Que venham investimentos e novas tecnologias para o Brasil.

DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA

A disputa pela presidência da República deverá mesmo ficar polarizada entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT). A retirada da candidatura de João Dória (PSDB) só reforça este cenário e fortalece o empobrecimento do debate público. É uma pena que a maioria absoluta dos brasileiros não consiga compreender a importância de avaliar ideias e projetos, em detrimento de alimentar paixão por políticos.

AEROPORTO DE NATAL

Continua em banho maria a nova licitação para concessão do aeroporto de Natal, o aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante Governador Aluízio Alves. O equipamento segue entregue às traças pela atual gestão.

SEMANA DA INDÚSTRIA

Durante toda esta semana, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales, comanda a realização da Semana da Indústria, evento anual em comemoração ao Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio. A programação acontece em diversas unidades operacionais do Sistema Indústria no estado, com palestras, rodadas de negócios, apresentação cultural e ofertas de descontos em serviços oferecidos pela FIERN, SESI, SENAI e IEL. Todos os detalhes da programação podem ser conferidos numa reportagem desta edição.

PETRÓLEO

O Rio Grande do Norte aos poucos volta a produzir mais petróleo em terra. O Estado acaba de retomar o posto de maior produtor nacional terrestre, feito que não era visto há alguns anos, desde que a Petrobras resolveu abandonar os campos maduros potiguares. Os produtores independentes que assumiram recentemente estes campos alcançaram a produção de 35 mil barris/dia. A chegada da gigante 3R Petroleum deve acelerar esta retomada.