COLUNA EM CAMPO – MARCOS LOPES

UFA!

Final de semana foi excelente para o futebol potiguar, com as classificações de ABC e América para a próxima fase da Série D. Foi positivo e também serviu para confirmar mais uma vez que qualquer vacilo pode ser fatal na busca pelas vagas de acesso.

SOFREU

O ABC é prova viva do quanto é perigoso vacilar. Time de Moacir Júnior que fez um grande primeiro tempo, “esqueceu” o bom futebol no vestiário e viu o Retrô empatar a virar o jogo para 2 a 1. Conseguiu reverter o quadro empatando com Denner e retomando a vitória com Wallyson.

DE BOA

O América não teve dificuldades para vencer o Itabaiana no Barretão por 2 a 0. Primeiro tempo Renatinho Potiguar armou um esquema mais agressivo e não deixou o time sergipano jogar. Na segunda parte, o América optou por ser mais precavido e apostar nos contragolpes e deu certo. Mas digo sem medo de errar que em Sergipe o América resgatou o bom futebol que apresentou nos oito primeiros jogos sob comando de Renatinho Potiguar.

MAIS UM CAMPEONATO

O ABC pega o 4 de Julho fazendo o primeiro jogo na Arena Ytacoatiara no Piauí e decide no Frasqueirão. Já o América, encara o Moto Club, com o primeiro jogo na Arena das Dunas e a final no Nhozinho Santos em São Luis. Cada mata-mata é um novo campeonato.

NÃO EXISTE PUNIÇÃO

Todos os atores de uma partida de futebol são passíveis de punição na esfera da Justiça Desportiva, todos menos o árbitro seja central ou assistente, o que convenhamos é uma distorção tremenda, embora esteja amparada nas regras do futebol. A regra número 5, que se refere à arbitragem diz que as decisões do árbitro sobre os fatos relacionados com o jogo, incluindo se um gol deve ser confirmado ou não são finais e devem ser respeitadas. Mesmo sendo fruto de um erro cristalino e meridiano?

NÃO EXISTE PUNIÇÃO II

O Código Disciplinar da Fifa também prevê que as decisões tomadas pelo árbitro no campo de jogo são finais e não podem ser analisadas pelos órgãos judiciais da entidade. O Código Brasileiro de Justiça desportiva segue a mesma esteira, ou seja, as decisões do árbitro não são passíveis de modificação pelos órgãos da Justiça Desportiva, ou seja, os árbitros erram não se sabe de forma intencional ou não, e são os únicos atores de uma partida de futebol intocáveis. É uma distorção séria e quem tem causado prejuízos enormes aos clubes ao longo dos tempos.

ERROS CLAROS

Evidente que não defendo que todas as decisões da arbitragem sejam alvo de questionamentos e de eventuais punições, mas existem erros que são gritantes. Os mais antigos lembram do que o Serapião fez para o ABC contra o Paysandu não lembram? E agora bem recente o erro do mineiro Sketino que marcou um pênalti para o Retrô contra o ABC e que mudou a história do jogo. E aquele lance do Zandick Gondim contra o Santa Cruz de Natal que “quebrou” o tricolor no Estadual? Punição? Nada, geladeira, reciclagem, coisa para inglês ver. O clube que se dane!