COLUNA MARCOS LOPES

NÃO DEU

Depois de fazer uma bela campanha na primeira fase da Copa São Paulo, o ABC caiu no primeiro mata-mata quando perdeu de 2 a 1 para o Retrô. Decisão em jogo único é um negócio complicado e não permite vacilo. De toda forma, o desempenho do elenco alvinegro foi bom e é preciso ficar de olho na garotada.

COPA DO BRASIL I

A CBF sorteia nesta segunda-feira os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil. São dois potiguares na parada, ABC e Globo. Por ser melhor ranqueado na CBF, o adversário do ABC, vai sair do grupo H, e pode ser, Azuriz do Paraná, Icasa do Ceará, Grêmio Anápolis,.Tuna Luso do Pará, Tuntum do Maranhão, São Raimundo do Amazonas, Fluminense do Piaui, Humaitá do Acre, Nova Venécia do Espirito Santo ou Costa Rica do Mato Grosso do Sul.

COPA DO BRASIL II

O Globo atual campeão do RN está no pote E e o adversário da primeira fase vem do grupo A, que pode ser o  Grêmio, Santos, São Paulo, Internacional, Ceará, Cruzeiro, Atlético-GO, Chapecoense, Vasco ou Sport.

COPA DO BRASIL III

Os confrontos das duas fases iniciais serão disputados em jogo único. Na primeira, que reunirá 80 clubes, o time pior colocado no ranking da CBF será o anfitrião, enquanto a equipe mais bem posicionada terá a vantagem do empate. Ou seja, na primeira fase, o Globo joga em casa e o ABC fora, tendo o alvinegro a vantagem do empate. Na segunda fase, os desempates serão nos pênaltis. A partir da terceira fase, os duelos terão partidas de ida e volta, também com decisão por penalidades em caso de igualdade no placar agregado.

SITUAÇÕES DIFERENTES

Muita gente tem falado sobre a interdição do estádio Nazarenão e a liberação da Arena José Rocha, estádio do América. São situações diferentes. O estádio de Goianinha não recebeu público nas duas primeiras rodadas por não ter apresentado todos os laudos técnicos liberatórios. O estádio do América está com todos os laudos em dia. E são os laudos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CREA e Vigilância Sanitária que determinam a liberação ou não de qualquer estádio. É simples assim.

FINALIZAÇÕES

Foi o ponto negativo do América que venceu o ASSU por 1 a 0, placar que o treinador do Camaleão de Bia, classificou como bom: “Perdemos só por 1 a 0 achei bom diziam que ia ser 5 a 0”. Só não foi goleada pela absoluta falta de capricho nas finalizações do América. Era jogo para fazer saldo.

CULPA DO GRAMADO

Em vários pontos da coletiva, o treinador do América, Renatinho Potiguar, colocou no gramado a “culpa” pelos gols perdidos: “ A condição do campo não dá condição produzir. Fomos superiores o jogo, temos um poder de  ataque muito grande. Não é desculpa, mas as dificuldades do campo na hora de produzir também tem dificultado bastante.”

SEM SURPRESAS

Os resultados da terceira rodada foram todos dentro da normalidade, com exceção do placar do América que era para ter sido muito maior. O ABC fez uma goleada de 4 a 1 em cima do Força e Luz e manteve os 100% de aproveitamento e liderança isolada com 9 pontos.  O Potiguar ficou no empate sem gols com o Globo, e segue na segunda posição com 7 pontos. O Santa Cruz fez 3 a 0 no Potyguar. Não custa lembrar que é tiro curto. Pá e bola! Quem vacilar se complica.