COLUNA DIEGO BRENO

Expectativa…
Olá, pessoal! O ser humano e sua mania de inventar/idealizar. Este delírio ficcional dos momentos não vividos, sejam eles em várias esferas da vida, passa a rápida impressão de que tudo será mil maravilhas. No futebol não é diferente. A transformação de uma nova gestão, a chegada de um técnico com status de melhor treinador de um campeonato, jogadores de certo nível, tudo isto se mescla com a esperança do torcedor de que dias melhores chegarão.

Realidade…
Por mais que quiséssemos, precisamos entender que não vivemos em um filme ou em uma obra literária. Precisamos encarar a realidade como ela é. O futebol talvez seja uma das áreas que até permite esse idealismo do meio termo entre o real e a ficção. Porém, aqueles que têm a responsabilidade, principalmente a afetiva, precisam ser mais transparentes e reais. Não adianta utilizar-se de um discurso verdadeiro sobre sair de uma má situação e voltar ao imaginário afirmando que o time jogou bem. Num mundo de idealizações e aparências, por que não ser autêntico?

Tem que ver
Não vou dizer que o empate fora de casa foi ruim para as pretensões do Potiguar. Mas também não vou afirmar que foi bom, tendo em vista que o time até começou bem diante do Sousa-PB. O resultado deixou a equipe mossoroense apenas a um ponto do G4, mas a três do penúltimo colocado do grupo. Faltando cinco jogos para o fim, tem que ver se ao menos vence suas partidas em casa e belisca pontos fora para se classificar.

Esse não tem jeito
Eu já disse isso antes e vou dizer novamente: se tem um time que só espera o término do campeonato, esse time é o Globo. Lanterna do grupo, o time dificilmente vai esboçar uma reação para conseguir algo. Ontem, mais uma derrota – dessa vez pro Nacional-PB em casa. A campanha só não é a pior da Série D, pois existe o Novo Hamburgo-RS que não venceu nenhuma partida na competição. Uma pena, tendo em vista que o culpado maior segue em seu silêncio sepulcral e deixando o clube com um enorme vexame.

Santa permutinha!
Existe uma coisa no nosso futebol, especificamente o brasileiro, em que tudo se dá um jeito – inclusive quando se trata de dívidas. Esse caso de estatais “patrocinarem” clubes já não é novidade alguma e todos sabem disso. Agora, dizer que essa permuta envolvendo ABC e Caern é uma boa para os dois lados é um exagero. Só um se saiu bem e foi justamente aquele que conseguiu, com o jeitinho brazuca, de se livrar do débito.

Quando será?
Por mais que o Campeonato Potiguar deste ano já tenha seu campeão, a competição em si ainda não acabou por total. Afinal de contas, por mais que o julgamento no STJD tenha apenas multado o Potyguar de Currais Novos e, consequentemente definido o adversário do Globo (no caso o Alecrim), acontecerão mais capítulos desta novela. Isso porque o Verdão entrou com um embargo há certo tempo para o STJD analisar. Enquanto isso, o Campeonato deste ano vai se tornando o mais longo da história.

Fim de jejum!
E para encerrar a Coluna desta segunda-feira, que tal falarmos sobre a conquista do título inédito da Espanha na Nations League? Afinal, disputada na tarde de domingo, trouxe um bom jogo e fortes emoções – tanto que o título só saiu na disputa por pênaltis. Por mais que a Croácia tivesse tido algumas chances, estava claro que o título seria espanhol. No fim, coube à Carvajal dar alegria ao povo hispano. Depois de 11 anos, finalmente a Seleção Roja pode comemorar mais um título importante. Enfim, por hoje é só! Um bom início de semana e nos vemos na próxima semana. Até lá!