COLUNA DIEGO BRENO

O fracasso do futebol potiguar
Olá, pessoal! A coluna desta semana tem que ser iniciada com esta pergunta: o que acontece com o futebol potiguar? Sinceramente, desde quando me entendo por gente, nunca vi uma situação parecida como esta que estamos vivendo. Não falo apenas das atuações dos nossos representantes ocupando as últimas posições em suas séries. Falo como todo. Um estado que tem sua importância no futebol brasileiro simplesmente normaliza o que vem acontecendo. E o pior: quem deveria administrar/fomentar sequer se movimenta para tal (ao menos, não vejo).

O fracasso do futebol potiguar (2)
Perder uma vaga na Copa do Brasil, perder vaga na Série A3 do Brasileiro Feminino, ver seus representantes nas últimas colocações dos principais campeonatos nacionais e ficar apenas no lamento é sinal de que o fracasso foi normalizado. É preciso que haja uma reconstrução PARA ONTEM. O processo vai ser de imediato? Óbvio que não. Cabe aos clubes e à Federação começarem a se movimentar pensando em melhorias. Caso contrário, estaremos fadados não mais às desgraças que vem acontecendo, mas sim à falência.

Ao menos abriu os olhos
Foram necessárias cinco rodadas para o ABC despertar nessa Série B. É bem verdade que o vacilo da defesa – mais uma vez – impossibilitou o alvinegro de fazer três pontos. Porém, com várias modificações na escalação, finalmente conseguiram algo que não se via: jogar bola. Em termos de resultado, obviamente, não foi o melhor. Mas só de ter aberto os olhos e acordar para a situação, já dá uma leve esperança ao torcedor alvinegro.

Hora de qualificar
Está evidenciado que o América precisa de reforços. Qualquer pessoa que assistiu o time na derrota para o Amazonas, no sábado, conseguiu enxergar que o técnico Thiago Carvalho não poderá fazer milagre com o elenco que tem. Nesta partida, além das mexidas não terem surtido efeito, os gols tomados foram erros bobos do sistema defensivo. Ou começa a qualificar de imediato seu plantel ou o alerta de perigo na Série C será ativado.

Preocupante
Sempre digo que precisamos relevar algumas coisas no primeiro jogo de uma equipe. Porém, não é de hoje que o Globo tem demonstrado que sua situação é preocupante a cada dia. A goleada sofrida para o Sousa-PB ontem evidenciou que esse time, que já não foi bem no Campeonato Potiguar, corre muito risco de ser o saco de pancadas do grupo na Série D. Os mais de 70 dias sem jogar, mais uma série de coisas – obviamente – começa a fazer efeito. Aliás, por onde anda seu dirigente-mor?

Equilibrou, mas vacilou
Pouco mais de 20 dias depois de enfrentar o Santa Cruz de Natal, o Potiguar de Mossoró teve uma partida oficial em seu calendário. Apesar da derrota para o Nacional de Patos, com um jogador a menos e por ter tomado os gols nos acréscimos, o alvirrubro mossoroense conseguiu fazer uma partida até mais equilibrada, inclusive com algumas chances de marcar. Torcer que na próxima partida, contra o tradicional Santa Cruz-PE, o time tenha mais sorte e consiga sua primeira vitória na Série D.

Campeão invicto!
Encerrando a Coluna desta semana falando do título do América de Touros na edição alagoana da Taça Brasil de Beach Soccer. E o mais bacana: foi campeão de forma invicta – cinco jogos e cinco vitórias. Além disso, o alvirrubro ainda cravou o ala Fabrício e Zominha, respectivamente, como o melhor jogador e o melhor goleiro do torneio, respectivamente. O primeiro título nacional do alvirrubro na categoria veio após baterem a equipe da casa, o Porto de Pedras, por 3 a 2. Parabéns a todos pela conquista. Bom, é isso. Um ótimo início de semana e valeu!