A representatividade de um Campeonato
Olá, pessoal! União, Campeão. E justamente num Campeonato onde a história foi feita. Não me refiro apenas a recordes estabelecidos, às revelações de jogadoras, mas pela força de vontade de cada uma que pisou no gramado do Juvenal Lamartine e representou sua equipe. Não é fácil ser mulher, que vive lutando a todo instante e a todo o momento por sonhos, por vozes, por crenças, por igualdade. É bem verdade também que o capítulo que encerra esta história merecia um palco em que todos pudessem venerar estas guerreiras.
A representatividade de um Campeonato (2)
No entanto, o orgulho que cada uma delas nos trouxe para o último ato faz com que, a partir de agora, os olhos se voltem para estarmos cada vez mais perto de ajudar o crescimento da modalidade. Foi um campeonato lindo e que superou positivamente às expectativas. Às equipes participantes, Potiguar de Mossoró, Monamy, Potyguar Seridoense, ABC, Alecrim e União, vocês não só marcaram seus nomes na história, como, a partir de agora, abrem as portas para que todos passem a acompanhar com outros olhos.
Aproveitando…
Aproveito também para deixar registrado que este ano o Campeonato Potiguar Feminino foi o melhor já realizado. Não me refiro apenas ao nível – que alguns que nem acompanham disseram que era baixo –, mas pela qualidade das próprias atletas. Na mescla de potiguares e “estrangeiras”, quem ganha é o espectador, o admirador e aquele que torce pelo crescimento do futebol feminino. Sigamos na luta!
Campanha impressionante
Os números comprovam que o União não foi campeão por acaso. Em sete jogos, foram 46 gols marcados e apenas 3 sofridos. Teve a artilheira da competição com 9 gols (Lu Meireles), foi o time mais disciplinado (apenas cinco cartões amarelos), teve a jogadora que marcou o gol mais rápido da competição (13 segundos). Definitivamente, a equipe de Extremoz foi merecedora da conquista. Que sigam com o trabalho para que no Brasileirão A3 possam conquistar o acesso.
Que venha o Brasileirão A3
Para quem pensa que o União já não está com a cabeça voltada para a competição nacional, está completamente enganado. A equipe já começa a preparação na segunda semana de Janeiro. A competição está prevista para começar entre os meses de março a abril. Vale lembrar que neste ano, o RN perdeu a sua vaga devido ao campeonato que não obedeceu às regras do RGC da CBF. Como este ano estava tudo legalizado, o Estado está garantido para participar da competição.
Mundial de Clubes
Amanhã começa o Mundial de Clubes da FIFA. E já com o possível adversário do Fluminense. O Al-Ittihad da Arábia (que recebeu investimentos pesados do governo) encara o Auckland City da Nova Zelândia. O vencedor vai encarar o Al-Ahly do Egito na sexta-feira. Só aí, nesta partida, é que o vencedor encara o Fluminense. Não sei, mas algo me diz que o time árabe – considerado forte pelos investimentos – será o adversário do time brasileiro. E aí, claro, só na outra semana é que darei minha opinião sobre.
Ao grande Erandir Montenegro
A coluna de hoje é dedicada ao grande Erandir Montenegro, que nos deixou na última semana. Paraibano de Bananeiras, Erandir marcou seu nome no futebol, principalmente no potiguar e cearense – inclusive foi dele o primeiro gol do Castelão. Ele tinha 77 anos e lutava contra um câncer. Aqui no RN, deixou sua marca no Potiguar, Baraúnas, Potyguar de Currais Novos, além de ABC, América e Alecrim. Erandir era tão bom que até comentarista foi. Uma grande perda. Por isso, a Coluna Toque de Letra será dedicada ao grande homem que foi Erandir. Aos familiares, minha solidariedade. É isso!
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________