COLUNA DANIELA FREIRE

Bons conselhos

Após as comemorações de aniversário, na semana passada, o prefeito Álvaro Dias decidiu fazer uma visita especial, para ouvir conselhos e colocar a conversa em dia com Manoel de Brito, que, aos 95 anos, é testemunha viva da história política potiguar das últimas décadas. “Um seridoense que orgulha sua terra. Tem meu respeito e minha admiração”, escreveu o gestor natalense ao publicar foto do encontro.

Sem folga
Na última sexta-feira, ponto facultativo no Estado por conta do feriado de 7 de setembro, ocorrido na quinta, a governadora Fátima Bezerra, o secretário estadual de Fazenda, Cadu Xavier, e o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, foram recebidos pelo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Reunião informal, mas com pauta importante: parcerias do Estado com a estatal petrolífera. “Muito boa a reunião. Tratando do desenvolvimento sustentável do RN”, disse Fátima.

Plasma
A senadora Zenaide Maia, vice-líder do Governo no Congresso, tem se colocado contra a PEC que propõe o comércio de plasma no Brasil. Nesta segunda-feira, ela reforçou o seu posicionamento. “É grave o Senado aprovar a venda de plasma humano! Pela pobreza, as pessoas venderiam o próprio sangue. E isso colapsaria a Hemobras e acabaria com políticas públicas do SUS. Plasma é parte do corpo humano, não é soja e petróleo”, disse ela em entrevista ao jornal O Globo.

Mudança
Zenaide havia dado apoio inicial ao projeto, que traz regras para a coleta e processamento do plasma humano, porque o texto original proibia a venda de sangue, mas a apresentação de um substitutivo à PEC mudou o texto e passou a aprovar a sua comercialização. “Assinei porque, originalmente, era para melhorar as hemorredes e a Hemobras, que processa 70% do plasma no país. Na hora que fizeram a relatoria houve a mudança”, explicou a senadora.

Aniversário
A Maternidade Escola Januário Cicco, da UFRN, vinculada à Rede Ebserh, celebrou há poucos dias, no Anfiteatro Prof. Leide Morais, o aniversário de 10 anos da Rede Ebserh na gestão dos três hospitais universitários do RN. Além da Maternidade, são vinculados a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), em Santa Cruz. A programação contou com a realização de uma reunião científica apresentada pelo professor e procurador-Geral da UFRN, Giuseppi da Costa, que fez uma linha do tempo retratando os principais fatos e acontecimentos na MEJC após a gestão da Rede Ebserh.

Mudanças positivas
Em sua breve explanação, o procurador relatou um pouco da história da universidade e os seus avanços e reconheceu a importância dos hospitais universitários na formação de profissionais e na assistência ao paciente do SUS, além do melhoramento e desenvolvimento das unidades hospitalares a partir da gestão da Rede Ebserh.

Giro pelo twitter
> …do ministro da Justiça Flávio Dino: “Fake news é crime, não é ‘piada’ ou instrumento legítimo de luta política. Esse crime é ainda mais grave quando se refere a uma crise humanitária, pois pode gerar pânico e aumentar o sofrimento das famílias. A Polícia Federal já tem conhecimento dos fatos e adotará as providências previstas em lei”;
…do portal UOL: “Mercado melhora perspectiva para PIB e vê crescimento de 2,64% este ano”;
…do Blog do Noblat: “Jair Bolsonaro ainda apresenta dificuldades em acreditar que o ex-aliado de primeira hora, o tenente-coronel Mauro Cid, fez uma delação premiada com a Polícia Federal que o implica diretamente. — É a maior tragédia. O fim do mundo para Bolsonaro — resumiu um aliado que atuou por anos na sua banca de advogados”.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________