COLUNA DANIELA FREIRE

Apoio
Na última semana, o médico Cipriano Maia deixou oficialmente o cargo de secretário de Saúde do RN. E a governadora Fátima Bezerra fez questão de um evento de despedida do ex-auxiliar e de chegada da nova titular da Saúde, Lyane Ramalho. Apesar das inúmeras críticas feitas contra a gestão de Cipriano, a governadora demonstrou admiração e gratidão ao colega. Além do abraço apertado, ela registrou no Instagram: “Cipriano deu uma contribuição inestimável para a Saúde do RN, sobretudo no momento difícil da pandemia. Nunca lhe faltou compaixão e dedicação ao fortalecimento do SUS no RN”.

Descabido
O deputado federal Sargento Gonçalves apresentou há poucos dias, na Câmara Federal, um projeto de lei pedindo para regulamentar a concessão do porte arma aos professores “vinculados a instituição de ensino, público ou privado, seja de âmbito municipal, distrital, estadual ou federal desde que atue de forma presencial no ambiente escolar ou universitário”. A justificativa do parlamentar para armar professores? ‘Legítima defesa’ dos profissionais do magistério diante dos ataques criminosos em escolas. Para o policial civil e coordenador do Movimento Policiais Antifascismo RN Pedro Chê, “o texto é simples” e “traz pouca regulamentação adicional, salvo a comprovação de vínculo”. “Foi triste constatar que mais pobre do que a proposta foi o embasamento que o deputado deu. Você não vai encontrar estudos com esses resultados. É completamente hipotético que armar professores faria diminuir ataques”, afirmou Chê à coluna.

Em destaque
A médica e senadora potiguar Zenaide Maia contabilizou ao menos dois fatos importantes na última semana. O primeiro foi ter se encontrado, na semana passada, com o Zé Gotinha, que estava desaparecido desde os anos de Bolsonaro no poder. É que o personagem fez um ‘tour’ em Brasília semana passada, ressurgindo das cinzas com força total já no início da nova gestão Lula. Zenaide, que anunciou o lançamento da Frente Parlamentar da Vacina, fez questão de registrar o momento.

Mexendo o tabuleiro
O segundo ato importante da senadora, que mereceu destaque, foi ter conseguido cooptar para o seu PSD o primeiro lugar nas pesquisas de intenção de votos (pelo menos até agora) para a Prefeitura de Natal em 2024, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, que deixou o PDT após 14 anos. Zenaide ainda não comentou sobre o assunto, até porque falta a oficialização da filiação de Carlos Eduardo à nova legenda. Mas o ex-prefeito deve atender ao convite da senadora.

Clima
Apesar do trabalho de ‘bombeiros’, como o vereador Raniere Barbosa, que tentam a todo custo apagar o fogo entre o prefeito Álvaro Dias e o deputado federal Paulinho Freire, o clima nas redes sociais parece mesmo de disputa já há alguns dias. Paulinho Freire, que se lançou pré-candidato a prefeito de Natal sem o aval do atual gestor, manteve as aparências de ‘independência’ na intenção anunciada e tem recheado o seu Instagram de imagens que dizem mais que mil palavras…

Giro pelo Twitter
>…do Repórter Político (Correio Braziliense) Renato Souza: “Nunca podemos esquecer que Bolsonaro fez tudo para ajudar o vírus. Incentivou aglomeração, aglomerou, atrasou a compra de vacinas, demorou fechar fronteiras, defendia auxílio de R$ 200, atacou cientistas, a imprensa, incentivou a recusa da vacinação, remédios sem eficiência, etc”;
>…da senadora do RN Zenaide Maia: “As big techs não podem continuar sem responsabilidade sobre a circulação dos conteúdos extremistas e de ódio, sem falar das fake news negacionistas, que já causaram tantos prejuízos em nosso país!”;
>…do Blog do Noblat: “Bolsonaristas não aprendem e apresentam dez convocações de Flávio Dino. Ministro da Justiça já foi três vezes à Câmara neste ano e enfrentou seus algozes”.