COLUNA DANIELA FREIRE

Em meio às especulação em torno de um possível rompimento político com o prefeito Álvaro Dias, o deputado federal Paulinho Freire reuniu-se com os vereadores que comandam a base aliada na CMN, os vereadores Ériko Jácome e Ranieri Barbosa, além de Hermes Câmara. Encontro regado a sorrisos e devidamente publicados nas redes sociais – Foto: Divulgação

ESQUENTOU

O feriado de Tiradentes começou com movimentações intensas nos bastidores da política da capital potiguar. Em pauta, movimentações envolvendo a sucessão municipal e alguns dos seus principais protagonistas: Álvaro Dias, Paulinho Freire e a bancada governista na Câmara Municipal de Natal. O desenrolar dos fatos: poucos dias após Paulinho Freire confirmar, em entrevista à 98FM, que é pré-candidato a prefeito, Álvaro Dias deu uma declaração colocando na mesa os nomes de Rafael Motta e Ériko Jácome como bons para disputar a Prefeitura. Em seguida, houve as exonerações de cargos que o ex-presidente da CMN e agora deputado federal mantinha no Executivo.

NEGOU

Após todo o tipo de notícias sobre o rompimento entre Paulinho e Álvaro, a coluna entrou em contato com o vereador Raniere Barbosa, também ex-presidente da Câmara e um dos principais articuladores dos interesses do Legislativo de Natal na eleição de 2024. Ele passou a sexta-feira entre uma reunião e outra com o prefeito e vereadores aliados e garantiu que não houve afastamento político entre Paulinho, bancada e o prefeito.

MOVIMENTO

De acordo com Raniere, tanto a declaração de Álvaro sobre os nomes para a sua sucessão, quanto as demissões, foram movimentos políticos. “Não existe retaliação dentro desse processo. Na verdade, o prefeito está fazendo a recomposição da base dele junto ao grupo dos independentes, que é formado por nove vereadores que foram eleitores de Paulinho”, afirmou. O ex-presidente da CMN explicou que Álvaro estaria apenas e tão somente remanejando os cargos que eram indicados pelo deputado e pré-candidato a prefeito para dividir entre este grupo de parlamentares “independentes” e garantir apoio dessa turma. “Então, ele está pegando os cargos de Paulinho e fazendo essa recomposição”, disse Ranieri.

ANTECIPADO

Sobre a declaração do prefeito falando em Ériko Jácome ou Rafael Motta como nomes para receberem seu apoio na disputa de 2024, Raniere garantiu que tudo não passou de “uma forma de desviar o foco” adotada por Álvaro Dias. Ele detalhou: “O Prefeito pediu para evitar falarmos de sucessão para não atrapalhar a gestão. E Paulinho é um dos nomes fortes que ele poderá apoiar. Porém, ele acha muito cedo para iniciar o processo de sucessão”.

CONTROLE

Segundo afirmou Raniere Barbosa à coluna, o grupo de 22 vereadores aliados e comandados por Paulinho Freire – e considerados a base de Álvaro Dias na Câmara – “está muito unido”. “A base do prefeito e aliados com Paulinho fortalece muito o institucional”, disse o vereador. Que reforçou: “Hoje mesmo tive várias conversas com o prefeito, estive com ele e com outros colegas. Está tudo sob controle. Entendemos a importância de a CMN ter projeto com Paulinho e ter o prefeito como protagonista de sua sucessão. Assim como a Câmara ser protagonista como Poder Legislativo, apoiando um candidato juntamente com o prefeito. Essa união fortalece muito e será algo até inovador em Natal”.

PETROBRAS NO CE

E no agitado fim de semana político em Natal, o presidente da Petrobras Jean Paul Prates também se mexeu. Ele recebeu em sua casa o governador do Ceará, Elmano de Freitas. “Conversamos longa e detalhadamente sobre os projetos futuros e as operações atuais da Petrobras no Ceará”, escreveu o ex-senador em um ‘post’ no Instagram, onde ele adiantou: “A Petrobras fica no Ceará, também!”.

AVANÇOS

Os assuntos prioritários, segundo Prates, foram eólicas offshore, hidrogênio, biorefino, biodiesel, gás, blocos exploratórios marítimos e a revitalização de ativos no Estado. “Falamos também de juntar esforços pela duplicação da nossa BR-304 (Natal-Mossoró-Divisa RN/CE)”, contou. Também marcaram presença no encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, e o presidente do Complexo Portuário de Pecém, Hugo Figueirêdo. “Programamos a próxima visita ao Ceará, que além da LUBNOR e da Fábrica de Biodiesel de Quixadá, incluirá o Pecém e alguns ativos culturais relevantes”, detalhou o presidente.