Chuvas transformam paisagem e fazem recarga de açudes no Seridó. | Foto: Reprodução

Cotidiano

Alerta Chuvas fazem 22 açudes sangrar no RN, mas 10 seguem sob alerta de colapso hídrico

Relatório oficial aponta que três novos açudes atingiram a capacidade máxima e começaram a transbordar após as chuvas recentes; Caicó e Currais Novos enfrentam situação crítica

por: NOVO Notícias

Publicado 20 de maio de 2026 às 10:39

As chuvas recentes que atingiram o interior do RN provocaram uma reviravolta no mapa hídrico do estado. De acordo com relatório técnico do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), o nível de 30 reservatórios subiu rapidamente, elevando para 22 o número de açudes que já atingiram 100% da capacidade total e estão sangrando.

No último final de semana, três mananciais entraram na lista de sangria: o açude Flechas, em José da Penha; o Rodeador, localizado entre Umarizal e Rafael Godeiro; e o Gangorra, em Rafael Fernandes. O reservatório Flechas, por exemplo, registrou um salto impressionante de quase 34% no volume acumulado antes de começar a transbordar.

Outras recargas expressivas chamaram a atenção das autoridades. O açude Brejo, em Olho D’Água do Borges, saiu de um patamar preocupante de 12,61% e disparou para 82,57% da sua capacidade. Em Patu, o açude Tourão também avançou significativamente, atingindo 62,32% do volume armazenado.

Alerta vermelho: 10 reservatórios agonizam

Apesar do cenário de fartura em parte do estado, a crise hídrica ainda é uma realidade severa para várias regiões. O relatório oficial do Igarn faz um alerta preocupante: dez reservatórios potiguares continuam em situação de volume morto ou crítico, operando com menos de 10% da capacidade.

Siga o canal do NOVO Notícias no WhatsApp: https://bit.ly/4dfeuXt

A situação mais dramática está concentrada na região do Seridó. O tradicional açude Itans, em Caicó, amarga apenas 0,74% de sua capacidade. O cenário é ainda pior no reservatório Passagem das Traíras, em São José do Seridó, que está praticamente seco, restando apenas 0,14% de água.

O açude Dourado, em Currais Novos, também permanece no limite, com 4,40%.

Atualmente, as reservas hídricas superficiais totais do RN somam 2,85 bilhões de metros cúbicos, o que equivale a 53,87% da capacidade dos 69 reservatórios monitorados. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do estado, acumula 44,79% do seu volume máximo.

Tags