Foto: ABr

Geral

Dinheiro Caixa libera novo lote de dinheiro esquecido do PIS/Pasep

Desta vez, poderão sacar o dinheiro aqueles que solicitaram o ressarcimento até 31 de maio deste ano

por: SBT News

Publicado 25 de junho de 2026 às 10:15

A Caixa Econômica Federal libera, nesta quinta-feira (25), um novo lote de pagamento relativo ao dinheiro esquecido no antigo fundo PIS/Pasep. Desta vez, poderão sacar o dinheiro aqueles que solicitaram o ressarcimento até 31 de maio deste ano.

O antigo PIS/Pasep foi criado para incrementar a poupança dos trabalhadores. Em 1975, os recursos dos programas foram transferidos para um único fundo, que parou de funcionar em 1988, quando foi substituído pelo abono salarial atual. Muitos deixaram de sacar os valores, que acabaram sendo transferidos para uma conta única do Tesouro Nacional.

>> Receba notícias do NOVO em tempo real pelo WhatsApp

Agora, os funcionários que trabalharam com carteira assinada ou como servidor público entre 1971 e 1988 poderão pedir o ressarcimento desses valores. A estimativa, segundo o governo federal, é que mais de 10 milhões de pessoas sejam contempladas, totalizando R$ 26,3 bilhões. O saldo médio de saque é de R$ 2,8 mil, mas varia de caso a caso.

Para saber se tem direito ao saque, basta acessar a página do REPIS Cidadão e fazer login com sua conta da plataforma gov.br. Depois, é só digitar o Número de Identificação Social (NIS) e clicar em pesquisar. Se houver dinheiro a receber, o próprio sistema orientará os próximos passos. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo do FGTS.

Tags