O “aHAYá de Rua” chega à sua sétima edição com o intuito de realizar mais uma festividade junina popular, visando à preservação e reinvenção da memória cultural em torno do arraiá popular de rua.

Com acesso gratuito (mediante a doação de 1kg de alimento), o aHAYá acontece nos dias 14 e 15 de junho, no bairro de Potilândia, reunindo toda a família, celebrando os laços comunitários através dos tradicionais símbolos juninos.

“O aHAYá de Rua tem um papel muito importante no calendário de festejo junino da nossa cidade, sendo uma das poucas celebrações que persistem em seguir realizando esse movimento da cultura popular, que representa tanto da nossa região: Nordeste. O São João é uma festa das nossas raízes e tradições”, destaca Haylene Dantas – idealizadora e diretora geral do aHAYá.

O tema que permeia toda a festa, neste ano, é o Seridó, exaltando a riqueza cultura daquela região de força e beleza ímpar. Haylene tem no Seridó as suas raízes: “O Seridó esse ano despertou em nós Potiguares, um esperançar em dias melhores, inspirando fartura, fé e muita celebração. Isso tudo dialoga diretamente com nosso festejo. Além de um resgate e vivência com a minha ancestralidade. Eu estou fazendo o caminho que minha família fez: do Seridó à Potilândia.”

O aHAYá de Rua 2024 é uma realização da HD Produções, e conta com o patrocínio da Prefeitura de Natal, através do Programa Djalma Maranhão, UnP e Unimed Natal, além do apoio cultural do Governo do estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura, O Boticário, Sistema Fecomércio por meio do SESC RN e Cachaça Samanaú.