Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (26), o Natal Shopping recebeu um dos mais importantes reconhecimentos do setor de varejo: o troféu de prata do Prêmio Abrasce 2024, na categoria Newton Rique de Sustentabilidade – ESG. A premiação destaca os melhores e mais inovadores projetos desenvolvidos pelos shoppings e grupos corporativos filiados à Associação Brasileira de Shopping Centers, e o empreendimento potiguar foi agraciado por sua iniciativa “Naty nas Escolas”, um projeto de educação ambiental nas escolas públicas da capital e região metropolitana do RN.

Representando o NAT, o superintendente Felipe Furtado e a gerente de marketing, Diana Petta, receberam a estatueta. “Ser reconhecido pelo Prêmio Abrasce é uma grande honra. Em 2023, o Natal Shopping levou o troféu de Ouro na categoria de Eventos pelo impacto da nossa mascote Naty, mas ganhar na categoria de sustentabilidade e ESG tem um significado muito importante para nós, que atuamos em uma instituição com o propósito de promover transformação na comunidade onde estamos inseridos”, expressou Felipe.

Diana Petta, gerente de marketing, também comentou sobre a importância do projeto premiado: “O Naty nas Escolas é um projeto que nos enche de orgulho, pois sabemos que estamos plantando sementes de conscientização nas futuras gerações. Ações como essa têm um impacto significativo nas pessoas, e este reconhecimento nos motiva ainda mais a continuar com essa e outras iniciativas que o NAT realiza para incentivar um desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Naty nas Escolas

O programa “Naty nas Escolas” tem como objetivo promover a conscientização ambiental entre as crianças da Educação Infantil das escolas públicas de Natal e Região Metropolitana. A iniciativa inclui uma apresentação teatral com a mascote do shopping, que ensina práticas sustentáveis de forma lúdica e interativa. Além disso, as crianças recebem o livro “Naty e a Natureza”, cujo enredo reforça a importância das pequenas ações para a preservação do meio ambiente.

Desde o início de suas atividades, em outubro de 2022, o projeto já alcançou mais de 1.000 crianças em instituições de ensino infantil como a Escola Municipal Professor Ulisses de Góis, em Nova Descoberta, o CMEI Vilma Dutra, em Capim Macio, e a Escola Municipal Professora Francisca Bezerra de Souza, em Parnamirim.

Para receber a programação do Naty nas Escolas de forma gratuita, os gestores escolares devem entrar em contato com a equipe de marketing do Natal Shopping através do email marketing.nat@natalshopping.com.br.

Compromisso com a Sustentabilidade

Além do programa “Naty nas Escolas,” o Natal Shopping está engajado em diversas outras iniciativas de sustentabilidade. O Hub de Reciclagem, por exemplo, permite que clientes descartem corretamente resíduos como papel, alumínio, plástico, lixo eletrônico, pilhas e baterias, cápsulas de café, tampinhas de plástico, lâmpadas e óleo de cozinha usado. Esses materiais são encaminhados para cooperativas de reciclagem parceiras, assegurando o descarte adequado e a reutilização dos materiais.

Outra atividade significativa é o aproveitamento dos resíduos orgânicos da praça de alimentação, que são enviadas para o Minhocário de Berg, fornecedor do empreendimento, para a produção de adubo orgânico. Esse adubo é disponibilizado no espaço Sustentabilidade Transforma, onde os valores arrecadados são revertidos para a compra de sabões da Associação de Idosos Julieta Barros.

Adicionalmente, o shopping implementa uma série de medidas para aumentar a eficiência energética e a conservação de recursos, como a substituição de lâmpadas fluorescentes por modelos de LED, o uso de claraboias para aproveitamento da luz natural e a instalação de arejadores nas torneiras para reduzir o consumo de água. O sistema de Osmose Reversa também é utilizado para reaproveitar água descartada pelo ar-condicionado e o tratamento de água do poço que abastece o shopping, destinando-a para os mictórios dos banheiros masculinos, sanitários e irrigação de jardins.

Todas essas atividades estão alinhadas com a agenda Horizonte ESG Ancar 2030, que consolida o compromisso do shopping e da sua administradora, Ancar Ivanhoe, com ações de governança social e sustentabilidade.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________