Uma aventura cujo final é variável e definido pelo próprio leitor. Assim são os livros-jogos produzidos pelas turmas de 8° e 9° anos do Salesiano São José que, sob a coordenação do professor Thiago Sabino, trouxe uma revolução literária para as salas de aula. Combinando história, geografia, linguagens e muita criatividade, eles deram vida a livros-jogos, uma forma inovadora de contar histórias onde o final é uma aventura nas mãos do próprio leitor.

Esse emocionante projeto surgiu a partir dos conteúdos de história e geografia ministrados nas turmas. Os alunos foram desafiados a mergulhar fundo em pesquisas e, a partir do que aprenderam, criar narrativas que serviriam como base para os livros-jogos.

Os livros-jogos, que fundem elementos do RPG (Rolling Playing Game) com literatura, oferecem aos leitores uma experiência única. “O leitor não é apenas um espectador, mas o protagonista da história. Portanto, o livro não é lido de maneira linear, mas é escrito em referências que levam o leitor a fazer escolhas e seguir o caminho desejado até o final, às vezes até jogando dados de acordo com as mecânicas apresentadas nos livros e elaboradas pelos alunos”, explica o professor de Português, Thiago Sabino, que coordenou o projeto interdisciplinar.

O coordenador do projeto e professor de Português, Thiago Sabino, acompanhado do aluno Leonardo Lisboa, do 8º ano – Foto: Juliana Manzano

Os desafios que os estudantes criaram nas narrativas enriqueceram ainda mais o conhecimento sobre eventos históricos e geográficos. Desde a pesquisa inicial até a escrita, desenvolvimento e, finalmente, a impressão dos livros, os alunos estiveram envolvidos em todas as etapas desse projeto inovador. “Os livros-jogos não apenas estimulam a leitura e o raciocínio lógico, mas também incentivam os alunos a explorar conceitos complexos de uma maneira divertida e interativa. O projeto envolveu várias habilidades, desde a criação de histórias até a resolução de problemas, além de incentivar a criatividade e o engajamento na aprendizagem”, finalizou o coordenador do projeto.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________