Um tema como racismo, homofobia e qualquer outra violação pessoal ou forma de preconceito deve ser combatido. Sempre! Só que enquanto a velocidade de apuração da justiça é morosa, a velocidade do julgamento, principalmente o das redes, é veloz.

O ENTRE LINHAS teve acesso com EXCLUSIVIDADE ao Termo de Declaração de Francisco de Assis (Pombo), preparador de goleiros do ABC/FC:

O documento, ao contrário do que eu apurei com pessoas de Mossoró, não traz a confirmação de que Pombo chamou o supervisor de futebol do Potiguar de “negro de merda”, e por isso FAÇO AQUI A CORREÇÃO. O preparador de goleiros do ABC relatou também ofensas oriundas do outro lado.

Isso não quer dizer que A ou B tenha razão. Ou que ainda as ofensas não ocorreram. Só que não houve a confissão das palavras em depoimento.

Continuo achando que se confirmado, com provas mais reais e concretas, que houve injúria racial por parte do funcionário do alvinegro, que ele seja punido não só nas vias legais, mas como também seja desligado do ABC/RN. Claro que os excessos no pós-jogo já estão comprovados por vídeos e até na transmissão da TCM/Mossoró.

Mas nesses mesmos vídeos (alguns postei no meu perfil no twitter – @MallykNagib), mostram excessos também de pessoas ligadas ao time mandante.

Até lá, ao final da apuração, com mais provas, testemunhas e tudo mais (se for dado sequência na esfera judicial), não pode haver o “cancelamento” do funcionário do ABC/RN.

Árbitro não foi totalmente fiel aos fatos da confusão e Cel da PM dá versão diferente:


Súmula de Potiguar 1×0 ABC relatada pelo árbitro Leonilson Trigueiro. Imagem: Site FNF

Na súmula do jogo Potiguar 1×0 ABC, o árbitro Leonilson Trigueiro relata e cita apenas os fatos ligados ao ABC e deixa de fora muita coisa que ocorreu de fato. Além desses detalhes, ele não mencionou a agressão (soco) sofrida por Cleber Romualdo, a invasão de dirigentes do Potiguar e ainda a provocação do fotógrafo Léo Moura, enquanto grava pombo.

Nas ENTRELINHAS, Leonilson fugiu de sua responsabilidade. No documento, ele anexou 2 prints de publicações de pessoas que fazem parte da imprensa (Marcos Lopes e Edmo Sinedino) como complemento sobre o ocorrido. Ora, ambos sequer estavam em Mossoró. Assim como eu, todos que estavam em Natal apuram daqui, de longe. Como isso pode ser utilizado para reforçar algo que o próprio Leonilson deveria ter enxergado, já que presenciou tudo?

Leonilson Trigueiro omitiu ou foi parcial com os envolvidos. Detalhe é que o Cel da PM, Carlos Sousa, que esteve no Nogueirão e controlou a situação, confirma que Leonilson não foi fiel aos fatos e se dispôs, caso o ABC queira, a depor sobre o ocorrido para mudar a súmula.

Deixar claro que aqui não há defesa prévia de ninguém. É apenas para trazer detalhes que ficaram de fora tanto da súmula como também da repercussão sobre o caso.

Que se apure tudo, culpados sejam punidos e coisas como essas saiam da rotina do nosso futebol.