COLUNA DANIELA FREIRE

Entrevista o vice-governador do Rio Grande do Norte, o presidente estadual do MDB Walter Alves

Foto: Cedida

“De total sintonia”. É assim que o vice-governador e presidente estadual do MDB, Walter Alves, define a relação que tem com a governadora Fátima Bezerra. No entendimento de Walter, a parceria com o PT, desenvolvida nos últimos anos, está “fortalecida” e assim seguirá nas eleições deste ano.

No entanto, uma indicação do partido para a vaga de vice na chapa de Natália Bonavides ainda não está definida, segundo ele contou nesta entrevista exclusiva à coluna Daniela Freire para o impresso do Novo.

Walter também conta sobre as expectativas para o MDB nas eleições municipais – “Acredito que em 2025 o MDB será o partido com o maior número de prefeitos do RN” – e comenta a respeito dos índices de reprovação da atual gestão estadual – “Pesquisa é uma avaliação do momento”.

Leia a entrevista a seguir 👇🏻

1. Vice-governador, o senhor é presidente do MDB no RN e o processo eleitoral de 2024 já está a todo o vapor. O que pode-se esperar do partido no quesito ‘desempenho nas urnas’, tendo em vista que nas últimas eleições municipais, em 2020, o MDB foi a sigla que elegeu o maior número de prefeitos no RN, totalizando 39 eleitos. Está trabalhando para aumentar ainda mais esse número?

No que diz respeito ao número de prefeitos, o MDB é o maior partido do Rio Grande do Norte. Atualmente nós temos 45 prefeitos e acredito que conseguiremos ampliar esse número. Acredito que em 2025 o MDB será o partido com maior número de prefeitos.

2. Em Natal, o MDB tem marcado presença nos eventos em torno da pré-candidatura da deputada federal Natália Bonavides. O senhor mesmo participou, há poucos dias, de uma reunião importante nesse sentido, ao lado da governadora Fátima Bezerra e de demais representantes de partidos que apoiam o nome petista. Já está definido que é do MDB a vaga de vice na chapa? Se sim, que nome poderia ser indicado pelo partido?

Nós temos participado sim das reuniões com o partido da governadora Fátima Bezerra. Nosso entendimento é que nos últimos anos essa parceria com o PT tem se fortalecido. Nós ainda não definimos essa questão da vice. Ainda estamos conversando e eu acredito que isso se resolverá da melhor maneira possível.

3. E nos demais municípios, citando os maiores e mais importantes, como o MDB tem atuado para entregar nominatas competitivas e garantir vagas de prefeito e vice nas chapas majoritárias?

O MDB tem trabalhado para lançar a maior quantidade de candidatos possíveis. Nas prefeituras que nós teremos candidatos, nós vamos nos empenhar ao máximo possível para elegê-los. E nas prefeituras nas quais nós não teremos o candidato principal, nós também trabalharemos com força total. Nós estamos construindo no RN uma aliança em prol da população. Essa aliança inclui o PT da governadora Fátima Bezerra, o PSDB do presidente da assembleia Ezequiel Ferreira, PV, PCdoB, PDT e ainda o PP, do deputado João Maia.

4. Falando sobre as posições do MDB nas disputas em cidades do interior, na última semana surgiu uma divergência entre a legenda e o seu único deputado estadual, Adjuto Dias, que quer deixar o partido para ser candidato a prefeito em Caicó. O MDB diz que vai manter a coerência e apoiar a candidatura à reeleição do atual prefeito Judas Thadeu e que não vai liberar Adjuto, que, “há pelo menos dois anos, mesmo tendo sido eleito pelo partido, faz questão de fazer oposição à legenda, publicamente”. Como está a relação Walter/Adjuto? Está definido que o MDB não libera o deputado?

Veja: quem se colocou nessa situação perante o MDB foi o deputado. Pelo menos desde 2022 ele atua em oposição aos objetivos da legenda. Em 2022, o deputado apoiou para o governo o principal adversário da chapa Fátima Bezerra — Walter Alves. Além disso, o deputado apoiou um candidato a deputado federal que não era do MDB. E entre os nossos candidatos, havia — em especial — o nome de Garibaldi Alves Filho, que é uma das maiores lideranças da história do MDB no RN. O MDB naquela época não tomou nenhuma atitude contra o parlamentar. Agora, ele se coloca para disputar a prefeitura de Caicó como candidato de oposição ao MDB. Então não é uma questão de liberar ou não liberar. É uma questão de respeito ao nosso partido, com as pessoas que fazem o MDB no estado e com a história do MDB. É uma questão de defesa dos interesses do partido no RN.

5. Vice-governador, pesquisas divulgadas recentemente mostram um índice alto de desaprovação da atual gestão estadual. Como o senhor avalia esse cenário? Isto preocupa o núcleo governista?

Eu avalio essa questão das pesquisas de maneira semelhante à avaliação que o vice-presidente Geraldo Alckmin fez do Governo Federal. Pesquisa é uma avaliação do momento. Agora neste segundo governo nós estamos trabalhando enfaticamente para conseguir trazer obras e investimentos para o Rio Grande do Norte. Vou citar apenas um exemplo: nós lançamos três editais para recuperação de estradas, conseguimos recursos numa operação de crédito de quase R$ 500 milhões para melhorias que beneficiarão diferentes cidades e milhares de pessoas. Daqui alguns dias essas obras vão ser realizadas e vão ser concluídas. Quando isso acontecer serão feitas pesquisas e a avaliação será outra e será muito positiva.

6. Em contrapartida, o Governo anunciou a adesão ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF) e já tem crédito de R$ 427 milhões na conta para serem usados nas melhorias da malha rodoviária do Rio Grande do Norte, tem avanço em obras de adutoras, investimentos na Segurança, tanto estruturais como de efetivo, teve redução de mortes violentas, na educação vai entregar dez institutos profissionalizantes estaduais (IERNS), entregou reformas em escolas, na Saúde teve inauguração da Policlínica do Seridó, investimentos em reformas de hospitais… Enfim, com essas e outras realizações, que, inclusive, estão sendo divulgadas em peças publicitárias, o senhor acredita em uma futura melhora na imagem do Governo?

Como disse na resposta anterior. Acredito sim e acredito ainda mais porque também veremos chegar as obras proporcionadas pelo apoio do governo federal ao RN. Destaco aqui as obras que virão pelos ministérios ocupados por ministros do MDB, que beneficiarão o RN, como a duplicação da BR-304, sob os cuidados do ministro Renan Filho, do nosso partido. Isso tudo vai ter seu reflexo positivo na avaliação do Governo. Nós também estamos na expectativa da realização de parcerias público-privadas que vão beneficiar o Rio Grande do Norte. Importante citar o Minha Casa Minha Vida, programa que vai beneficiar o Rio Grande do Norte com 2.800 moradias, e agradecer à ministra Simone Tebet pela ajuda que ela, no governo do presidente Lula, tem dado ao Rio Grande do Norte.

7. A governadora Fátima Bezerra já deu declarações afirmando que poderá ficar no cargo até o final do mandato e não se desincompatibilizar para disputar as eleições de 2026 como candidata a senadora, e que ao término do mandato indicaria o candidato à sua sucessão. Como o senhor avalia esse posicionamento da gestora, que bate de frente com a possibilidade de o senhor assumir o Governo do RN e sair candidato à reeleição?

Muito cedo para falar sobre isso. Ainda estamos vivendo a pré-campanha de 2024. O foco agora é que o governo esteja voltado para trazer muitos benefícios para população do RN. Nosso compromisso é de fazer um bom governo. 2026 nós vamos discutir em 2026.

8. Como o vice-governador classifica a relação político-administrativa que mantém com a governadora Fátima Bezerra e como o senhor contribui para o segundo mandato da gestora?

De total sintonia. A governadora é a chefe do Executivo e eu entendo isso perfeitamente. Como vice-governador estou à disposição no que for necessário para apoiá-la, para representá-la e para contribuir positivamente. É uma sintonia que vem assim desde os primeiros de quando firmamos essa aliança e só vem crescendo. Essa parceria com a governadora Fátima Bezerra tem me dado inclusive oportunidade de ter mais convivência com outros membros do partido como a deputada federal Natália Bonavides, que será candidata do PT à prefeitura de Natal; o deputado federal Fernando Mineiro; e os deputados estaduais Francisco do PT, Divaneide e Isolda. E eles também estão tendo oportunidade de ter contato com mais pessoas do MDB. Há também a parceria da governadora Fátima Bezerra com o presidente da Petrobras, o ex-senador Jean Paul-Prates, que foi seu suplente e meu companheiro de Congresso Nacional. Em todas essas situações se reflete essa sintonia que há entre a governadora e eu.