Relatório da Corte aponta nota 98,5 nesse quesito para a universidade, que na semana passada foi classificada como a terceira melhor do Nordeste
Publicado 23 de setembro de 2024 às 14:52
Além de ter sido considerada, na semana passada, a terceira melhor universidade do Nordeste, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conquistou, hoje (23), o primeiro lugar no quesito “transparência”, em avaliação realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
A Corte analisou as páginas de Transparência e Prestação de Contas das universidades federais e, das 69 instituições, apenas três delas, incluindo a UFRN, foram consideradas “muito boas” por atenderem aos dispostos do TCU e servirem de modelo para as demais.
A atualização e o acompanhamento da página de Transparência e Prestação de Contas da UFRN são de responsabilidade da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), que altera e insere informações, documentos, links, entre outros conteúdos disponíveis. De acordo com o administrador da unidade, André Sandes, o espaço agrega não apenas os itens exigidos pelo TCU, mas também outros complementares, como indicadores e painel de dados, a fim de promover a transparência ativa. “Ou seja, a universidade disponibiliza proativamente suas informações para a sociedade”, explica.
Esse trabalho recebe avaliação interna, por meio da ouvidora da UFRN, Maria das Vitórias de Sá, indicada como autoridade de monitoramento do quesito transparência, e da Secretaria de Governança Institucional (SGI), que monitora as páginas consultadas pelo TCU. Para a ouvidora, a classificação máxima recebida pela UFRN confirma o compromisso e a atuação de excelência com a transparência e o direito de acesso à informação, garantidos na Constituição Federal de 1988, “o que favorece a realização do efetivo controle social pelos cidadãos e melhoria contínua dos serviços prestados pela UFRN”.
O mesmo pensamento é compartilhado por André Sandes, que ressalta o trabalho integrado entre diversas unidades para fortalecer esse comprometimento. O administrador afirma que o destaque na avaliação do TCU valida o esforço das equipes e serve de incentivo para seguirem em busca de novos avanços institucionais. Do mesmo modo, o pró-reitor adjunto de Planejamento da UFRN, Josué Vítor, compartilha que o resultado demonstra o cuidado institucional em disponibilizar as informações necessárias para a sociedade, em consonância com o princípio institucional disponível no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2029, pautado na publicidade dos atos e das informações.
Esse direcionamento está alinhado às determinações do TCU, que elenca o que deve ser obrigatoriamente divulgado pelas instituições para conhecimento da população. Assim explica o secretário de Governança Institucional, Severino Cesário de Lima, que desempenha a vigilância interna para garantir o cumprimento das diretrizes do TCU na UFRN. Segundo o gestor, a instituição tem melhorado a cada ano na prestação de contas, de modo que a sociedade compreenda os alcances dos objetivos institucionais no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação.