O Gaeco cruzou nomes dos fiscais do Republicanos com comissionados da Prefeitura do Natal e comprovou que servidores de diversas secretarias trabalharam no dia da eleição
Publicado 19 de maio de 2025 às 00:39
O blog reproduz trechos do O Potiguar 👇
Na conclusão do MPE, dados coletados em computador da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) foi encontrado um arquivo de possível relevância para a investigação, tratando-se de provável relação de ônibus para transporte a comício ocorrido no dia 15 de outubro de 2024, citando diversos vereadores, entre eles, os investigados Daniel Rendall e Irapoâ Nóbrega.
COMPUTADORES DA SEMTAS CONTINHAM ORGANIZAÇÃO DE AGENDA DE EVENTOS DE PAULINHO FREIRE E JOANA GUERRA
Em dados coletados em computador da Semtas foram encontrados três arquivos de possível relevância para a investigação, tratando-se de prováveis agendas de reuniões/eventos em alusão às campanhas de Paulinho Freire e Jonna Guerra, bem como de diversos vereadores, conclui a justiça eleitoral em aceitação pela justiça eleitoral.
Cabe enfatizar que, conforme as agendas acima, cada ação seria administrada por secretários e outros membros da gestão municipal do então prefeito Álvaro Dias.
SERVIDORES FORAM USADOS COMO FISCAIS NOS DIAS DE VOTAÇÃO PELA CAMPANHA DE PAULINHO FREIRE A PARTIR DO REPUBLICANOS
Por solicitação da Promotoria de Eleitoral da 4ª Zona Eleitoral de Natal, o Setor de Análise do GAECO/MPRN, área integrante do MPRN, realizou buscas em fontes de pesquisas abertas e em bancos fechados, no sentido de levantar informações das pessoas naturais empregadas como fiscais no Partido Republicano, no pleito de 2024, abaixo descrita.
Durante a operação Voto Livre, o Gaeco cruzou os nomes dos fiscais do partido republicano com a situação empregatícia em relação à prefeitura do Natal, através de bancos de dados públicos via internet, gerando uma grande lista e comprovando que eles vinham da prefeitura do Natal de diversas secretarias. Além disso, a lista também congrega dezenas de terceirizados cedidos para atuação como fiscais, no entendimento da investigação. Há o nome e o cargo ocupado por todos na prefeitura, mas a lista é muito extensa e por economia de espaço não será aqui relacionada.
Conclui o Gaeco, buscando satisfazer o quesito referente aos fiscais empregados pelo Partido Republicano no pleito eleitoral em 2024, correlacionando-os aos quadros de servidores comissionados e dos funcionários das empresas contratadas pela administração pública Municipal de Natal/RN, inicialmente foram relacionados os nomes e Cadastros de Pessoas Físicas (CPF) dos 354 (trezentos e cinquenta e quatro) fiscais. Deste total, o Gaeco constatou-se que 205 duzentos e cincos fiscais possuíram ou possuem vínculos comissionados junto à entidade pública do Município de Natal; 63 possuem ou possuíram vínculos com as empresas contratadas pelo Município de Natal (LOCATUDO, CLAREAR, TERCEIRIZE SERVIÇOS, ZELO, SOL); 86 fiscais não exercem ou exerceram cargos comissionados com o Município de Natal, ou fizeram parte dos quadros de funcionários das empresas contratadas supracitadas.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias