Ricardo Valentim, coordenador do LAIS da UFRN e membro do Comitê Científico Estadual de combate à pandemia

*Papo com Ricardo Valentim*

O Rio Grande do Norte tem tudo para ser um dos primeiros estados do Brasil a declarar o controle da pandemia de covid-19. A constatação é do coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica Saúde (LAIS) da UFRN e membro do Comitê Científico do Estado no combate ao coronavírus Ricardo Valentim, que chamou a atenção do blog para uma novidade: “Do final de outubro a início de novembro nós vamos ter uma cobertura vacinal que dará segurança às autoridades sanitárias para retirarem a obrigatoriedade do uso de máscara no RN”.

Ele reforçou, em mais um papo exclusivo com esta jornalista, que o bom cenário se deve a uma ampliação forte da imunização em território potiguar, graças à normalização e constância na distribuição de imunizantes pelo Ministério da Saúde desde o mês de maio. “Continuamos mantendo a tendência de redução no número de casos. Hoje temos uma baixa taxa de ocupação hospitalar e os pedidos de internação estão abaixo de 20 por dia. Esse é um dado muito positivo. Vamos chegar a 70%, 80% da população totalmente imunizada em novembro, o que dará uma segurança maior em termos de proteção coletiva”, explicou.

E para Ricardo Valentim, “dificilmente teremos repicos que possam impactar no aumento nos pedidos de internação”, graças à vacina!