Diretor geral da Band RN, Carlinhos Bastos

O Grupo Bandeirantes de Comunicação, através da Band Rio Grande do Norte, irá premiar as cidades consideradas excelentes entre os 167 municípios potiguares. O “Prêmio Band Cidades Excelentes” é realizado em parceria com o Instituto Aquila e conta com apoio da Federação do Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). Os prêmios serão entregues nesta quinta-feira (21), às 18h, no auditório da FIERN, em Lagoa Nova.

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes foi feita a partir de uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, o IGMA. A plataforma é estruturada baseada em Inteligência Artificial e, a partir de um algoritmo, consolida resultados de 41 indicadores gerando uma única nota final.

Os indicadores avaliados no prêmio são construídos a partir de cinco pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Em cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: até 30 mil habitantes, entre 30mil e 100 mil habitantes e mais de 100 mil habitantes.

Para o evento de premiação, foram convidadas as três melhores cidades de cada estado em cada pilar e categoria populacional. Será ainda premiada a cidade que atingir o melhor IGMA consolidando todos os cinco pilares analisados. Além do evento local, os municípios potiguares também irão concorrer nacionalmente. Haverá um evento em Brasília com os representantes de todos os estados do país para premiação das três melhores cidades do Brasil em cada pilar, considerando sua categoria populacional filtradas na etapa estadual.