Opinião

Possibilidade Inclusão de Rogério Marinho em pesquisa presidencial foi ordem de Bolsonaro

Segundo colunista de O Globo, ex-presidente pediu para testar nome do senador potiguar nas urnas

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 24 de junho de 2025 às 21:29

Foi a pedido de Jair Bolsonaro que o PL incluiu o nome do senador Rogério Marinho (PL-RN) em uma nova rodada de pesquisas presidenciais encomendadas pelo partido.

O levantamento teve como objetivo avaliar o desempenho do parlamentar potiguar como possível representante da direita na corrida pelo Palácio do Planalto em 2026  de acordo com informações de Bela Megale, do jornal O Globo.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (24) pela Paraná Pesquisas, instituto contratado com frequência pelo PL para análises de intenção de voto.

A coleta das informações ocorreu entre os dias 18 e 22 de junho, abrangendo diferentes cenários eleitorais.

Além de Marinho, também foram testados os nomes de Flávio Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro. Ambos já vinham sendo considerados em simulações anteriores, mas ainda não mostraram força suficiente para consolidar uma candidatura de consenso dentro do bolsonarismo.

A pesquisa ainda incluiu figuras que estão presentes em todos os levantamentos do partido: o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas — todos considerados potenciais candidatos com forte apelo entre o eleitorado conservador.

O pedido de Bolsonaro para incluir Marinho na pesquisa revela que o ex-presidente não tem definição com relação à Tarcísio de Freitas na disputa presidencial de 2026, apesar dos fortes acenos feitos pelo governador de SP ao bolsonarismo.

Por enquanto, nos planos de Rogério Marinho está a disputa do Governo do RN. Assim ele diz. Mas o nome do líder da oposição no Senado já vem sendo apresentado como possibilidade até para ser vice na chapa da extrema-direita.