Canteiro de obras do DNIT na Ponte de Igapó

Uma derrota da Prefeitura de Natal e de Álvaro Dias no embate judicial com o DNIT. É como pode-se avaliar o relatório do engenheiro Vinicius Leite Silveira, perito independente nomeado pela justiça federal (5a Vara) na ação movida pela gestão da capital contra o DNIT, para avaliar se a demanda da prefeitura de retirar da Ponte de Igapó, na Zona Norte, o canteiro de obras para a restauração da mesma faz sentido e é viável.

O Blog teve acesso ao documento completo elaborado pelo engenheiro, que foi anexado ao processo no último dia 5 de abril. E, apesar de preliminar, uma vez que o técnico ressalta a necessidade de outros pareceres para confirmar o dele, a avaliação é a de que o canteiro deve ficar onde está.

No relatório, o engenheiro reconhece que “todo o impacto no trânsito se dá principalmente pelo bloqueio de uma das pontes e que a Prefeitura do Natal pleiteia a liberação de uma das pistas da ponte onde se realiza a recuperação estrutural e a pavimentação”, mas ressalta que é preciso “evitar readequações e envolvimentos de órgãos e autarquias”, no que diz respeito à localização do canteiro.

O engenheiro também destaca que o local apontado pela Prefeitura de Natal como sugestão para realocar o canteiro “é uma área de manguezal e de proteção ambiental, a qual deverá ser submetido ao IBAMA, à Secretaria de Meio Ambiente de são Gonçalo do Amarante e à Secretaria de Obras de São Gonçalo do Amarante, além disso, segundo Vinícios, a “modificação do local do canteiro de obras necessita que seja realizado estudos do impacto orçamentário dentro da obra licitada”.

Desde janeiro, o sentido Zona Norte/Centro da Ponte de Igapó está fechado para a passagem de veículos particulares das 6h às 8h. A restrição acontece de segunda a sexta-feira, e deve seguir até a conclusão das obras de restauração da via. Apenas veículos de transporte público estarão autorizados a passar no local nesse horário.

Leia abaixo o relatório completo 👇

Relatório técnico Ponte de Igapó