O presidente Jair Bolsonaro receberá, nesta quinta-feira (30), uma homenagem completamente contraditória pelo Dia do Motociclista na Assembleia Legislativa do RN, proposta pelo deputado Coronel Azevedo.

O agraciamento ao ex-presidente se deve ao fato de ele ter feito dezenas de encontros políticos em forma de passeios de motocicletas, as “motociatas”, enquanto estava no comando do País.

No entanto, em praticamente 100% dessas motociatas, Bolsonaro cometeu diversas infrações gravíssimas de trânsito e acumulou multas por isso. A principal dessas transgressões ao Código de Trânsito foi a não utilização de capacete, item de segurança obrigatório. Para piorar, as vezes que utilizou o equipamento não o fez da forma correta: usava com a viseira levantada ou sem a viseira.

De acordo com o Código de Trânsito, é infração gravissima nao usar capacete: multa de R$ 293 + suspensão da CNH de 2 a 8 meses, e em caso de reincidência, de 8 a 18 meses.

Para se ter ideia do quanto o ex-presidente transgrediu as leis de trânsito, em 2022, em apenas sete dias, ele juntou R$ 1.270,87 em infrações e colecionou 41 pontos, o suficiente para perder a CNH.

A pergunta que fica é: que exemplo positivo deu o ex-presidente aos motociclistas para merecer tal homenagem?