Programa Emprega Mais
Programa Emprega Mais capacita profissionais da indústria têxtil – Foto: Divulgação/SENAI-RN

Duzentos jovens estão prestes a concluir a capacitação profissional no curso de Costureiro Industrial do Vestuário que o SENAI-RN começou em abril, com duas turmas na empresa Guararapes, por intermédio do programa Emprega Mais. Esses alunos são qualificados pelo Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta, do SENAI-RN, em uma formação profissional com ampla possibilidade de empregabilidade. Uma nova turma iniciou em junho para capacitação na área de Logística e um curso de Controle de Qualidade vai iniciar em julho, as duas turmas também na Guararapes, com 100 alunos.

Lançado em fevereiro, o Emprega Mais é uma iniciativa do SENAI e do Ministério da Economia para promover qualificação e inserção profissional.  O programa oferece vouchers gratuitos para preparar os trabalhadores – empregados e desempregados -, buscando alinhar as necessidades das empresas com oportunidades de qualificação e intermediação de mão de obra. A expectativa é que ao final do curso os novos profissionais sejam contratados.

Para o diretor regional do SENAI-RN, Emerson da Cunha Batista, esta é uma oportunidade única para os profissionais e também para a indústria. “Temos aqui pessoas que podem futuramente estar trabalhando nesta empresa inclusive em cargo de gerência. É uma boa oportunidade a ser agarrada”, disse.

“Esta parceria aqui é muito bem-vinda porque realmente forma profissionais e com isso há chance realmente deles crescerem e se desenvolverem”, disse. O diretor também demonstrou otimismo quanto ao futuro. “Nós temos aqui uma grande oportunidade. O grupo [Guararapes] é muito grande. A gente acredita neste Brasil, no Rio Grande do Norte e o nosso plano é de crescimento. As lojas Riachuelo crescem e nós vamos precisar muito de mão de obra que possa gerar produtos que alimentam as mais de 330 lojas que nós temos em todo o país”, afirmou o diretor executivo industrial da Guararapes, Jairo Amorim.

Os alunos do curso de Costureiro Industrial do Vestuário fizeram a capacitação em um galpão de costura na fábrica da Guararapes, localizada no Distrito Industrial de Extremoz. Divididos em duas turmas, uma no período matutino e outra no vespertino, com três professoras e três auxiliares. O curso tem duração de 240h e deve ser encerrado no final do primeiro semestre de 2021.

Oportunidade importante para quem busca emprego

Há cinco anos buscando por uma oportunidade de emprego, Denis Iago Marinho da Silva Urpia Sales, 29 anos, é um dos alunos do curso de costureiro industrial. “Mais uma tentativa e mais uma oportunidade que eu não vou deixar passar”, enfatizou. A inscrição foi realizada após a indicação de um amigo que trabalha na empresa e falou sobre o programa. “A Guararapes e o SENAI estão fazendo a parte deles, cabe a mim fazer a minha, de agarrar esta oportunidade”, finalizou

Também foi um amigo que informou a Iris Bernardino da Silva, 41 anos, sobre a oportunidade de se qualificar ao mesmo tempo que participa do processo de seleção. “Eu nunca trabalhei de carteira assinada espero que seja a primeira vez”, disse.

Para o coordenador de Recursos Humanos da Guararapes, Max Xavier, este é um momento especial para recrutamento de novos profissionais para quadro da empresa, em razão do cenário de restrições causado pela pandemia. “Com esta pandemia e o distanciamento social os meios de recrutamento tiveram que ser modificados e tivemos que trabalhar de forma virtual, mas para alguns setores há dificuldades”, descreveu o processo seletivo. E destacou a parceria com o SENAI. “Está sendo gratificante, pelo tempo e o tamanho como está sendo feito. Nós temos expectativa de contratar 100% dos alunos. Nós temos uma sazonalidade aqui na empresa e contratamos mais no segundo semestre”.

O diretor do Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta, Genildo Peixoto, avalia como muito positiva a formação destes jovens no curso ministrado na Guararapes por intermédio do programa Emprega Mais. “Trata-se de uma experiência exitosa e relevante para os alunos que estão fazendo o curso em uma área e por um método que assegura elevada empregabilidade, já com a vivência no ambiente de trabalho, na indústria, o que é muito importante. Os próprios diretores da Guararapes destacaram que eles estão sendo formados em uma área que têm demanda e a capacitação assegura a formação que precisam”, ressaltou Genildo Peixoto.